A REFLEXÃO BASEADA NAS CINCO TEMÁTICAS
Por: mari.1998 • 25/10/2021 • Trabalho acadêmico • 3.133 Palavras (13 Páginas) • 96 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
PRODUÇÃO TEXTUAL: REFLEXÃO BASEADA NAS CINCO TEMÁTICAS 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
4 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Nesta Produção Textual, será trabalhado os aspectos que envolvem o cotidiano de um professor.
Será trabalhado os aspectos da avaliação, mais precisamente as discussões sobre o processo de Avaliação Classificatória e Formativa, e quais as suas diferenças no desenvolvimento do aluno.
Em seguida será abordado a importância de o docente conhecer a história da educação e como isso poderá agregar nas suas aulas, o como isso pode ser importante para ele desenvolver as suas atividades.
Também será abordado temas referentes a Teoria Tradicional, Teoria Crítica e Teoria Pós crítica, e como isso muda a forma de ensinar nas escolas.
Em continuidade, será apresentado, como a gestão da sala de aula pode auxiliar o professor e pode ajudar no desenvolvimento dos seus alunos em sala de aula.
Por fim, será apontado como a didática poderá ajudar o professor em aspectos importantes na sala de aula, como a sua autocrítica como professor e a aceitação dos alunos.
2 DESENVOLVIMENTO
PRODUÇÃO TEXTUAL: REFLEXÃO BASEADA NAS CINCO TEMÁTICAS
Ao passar dos anos, a forma de ensinar muda, e a de avaliar também, alguns assuntos são debatidos em seminários realizados por educadores, entre eles a forma de avaliar o aluno. Mas o que seria avaliação?
“Um processo pelo qual se procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do aluno, do educador, do sistema, confirmando se a construção do conhecimento se processou, seja este teórico (mental) ou prático.” (SANT’ANNA, 1998, p.29, 30).
Dessas formas de avaliar o aluno, duas delas é debate de discussões, a primeira a Avaliação Classificatória.
Na Avaliação Classificatória ou Somativa, o professor propõe atividades aos alunos, a fim que eles somem as suas notas obtidas no decorrer do bimestre com a nota da prova bimestral, e essa é a nota do aluno
“A avaliação somativa manifesta-se nas propostas de abordagem tradicional, em que a condução do ensino está centrada no professor, baseia-se na verificação do desempenho dos alunos perante os objetivos de ensino estabelecidos no planejamento. Para examinar os resultados obtidos, são utilizados teste e provas, verificando quais objetivos foram atingidos considerando-se o padrão de aprendizagem desejável e, principalmente, fazendo o registro quantitativo do percentual deles.” (WACHOWICZ e RAMANOWSKI, 2003, p. 124,125).
Nesse método de avaliação, no que se diz a aprendizagem dos alunos pouco se pode tirar de conclusão, pois muitos acabam passando respostas de atividades para o outro colega, ou até mesmo copiam respostas do próprio livro, sem a sua devida interpretação pessoal. Acaba, que muitos alunos não aprendem o tema proposto.
Na Avaliação Formativa, o professor tem um maior contato com o discente, pois neste método de avaliação o professor necessita acompanhar a evolução do aluno diariamente, o professor está preocupado se aquele aluno aprendeu ou não o tema proposto em sala de aula.
Na avaliação formativa o professor tenta tirar o máximo do aluno, propõe diversas atividades que geram interações entre eles, fazendo que eles respondam oralmente quando solicitado.
“A avaliação formativa consiste na prática da avaliação contínua realizada durante o processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de melhorar as aprendizagens em curso, por meio de um processo de regulação permanente. Professores e alunos estão empenhados em verificar o que se sabe, como se aprende o que não se sabe para indicar os passos a seguir, o que favorece o desenvolvimento pelo aluno da prática de aprender a aprender. A avaliação formativa é um procedimento de regulação permanente da aprendizagem realizado por aquele que aprende.” (BONIOL E VIAL APUD WACHOWICZ E ROMANOWSKI, 2003, p. 126).
Nesse processo, o docente precisa utilizar as Devolutivas, as devolutivas é os pós trabalho, nesses pós trabalho o profissional irá entregar feedbacks individuais a cada aluno, sobre o seu desempenho, apontando pontos de oportunidades no aprendizado do aluno. Também faz parte das devolutivas, a correção em sala de aula das atividades propostas, essas atividades não podem demorar para serem realizadas, pois pode cair no esquecimento do aluno o que já foi trabalhado.
Para se compreender melhor sobre as teorias que acercam sobre a Avaliação é necessária a compreensão sobre as Tendências na Educação, essas tendências são a Tradicional, Tecnicista, Renovada Não-Diretiva, Renovada Progressivista, Crítico-Social dos Conteúdos.
Na Tendência Tradicional, os alunos são avaliados através de avaliações com respostas prontas. E obtém as suas notas, através da meritocracia. Dessa forma, todos os educandos ficam em evidência, mas em posições bem
“Diferentes, quando se observa a nota atribuída a cada um deles, pois ela indica aqueles considerados exitosos, bem como aqueles julgados fracassados, porque tiveram a menor média, encerrando-se o processo de ensino e aprendizagem quando se tem a quantidade do que o aluno aprendeu (SUHR, 2009)”
O que já não acontece na tendência tecnicista, nela há uma avaliação formativa, onde os recursos são oferecidos para efetivação da aprendizagem. Ao final cabe ao professor avaliar o desenvolvimento do aluno durante o ciclo de aprendizagem.
A Tendência Renovada Não-Diretiva ela vem para fazer com que o professor deixe de ser o centro do processo, passando para o aluno assim o aluno tem maior liberdade de expressão e sua avaliação é feita por uma autoavaliação crítica. Ou seja, passa ser o papel fundamental do aluno “[...] assumir responsabilidades pelas formas de controle de sua aprendizagem, definir e aplicar os critérios para avaliar até onde estão sendo atingidos os objetivos que se pretende.” (MIZUKAMI, 1986, p. 56).
Na Tendência Renovada Progressivista, a avaliação é importante para se obter um diagnóstico da aprendizagem do aluno para
...