A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO
Por: 8554441 • 10/9/2021 • Relatório de pesquisa • 453 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
PROFESSOR
O professor é responsável por propor e negociar situações didáticas que levem o aluno a ter acesso ao conhecimento de um saber, o qual de acordo com os currículos e programas de ensino deve ser ensinado obedecendo algumas normas, como tempo e série escolar. Uma coisa bastante importante é saber que o professor não é o protagonista na sala de aula. Visto é, ele é apenas uma das ferramentas importante em sala de aula e na grade curricular de cada aluno. Sendo assim o professor deve oportunizar o aluno como o descobridor do seu próprio processo pedagógico. Desse modo desmorona pensamentos do passado de que somente o professor possue o saber e em que o restante deve aceitar esse saber sem nenhuma defesa ou forma de questionamento, sendo assim algo que prenderia a curiosidade do aluno, algo que é muito importante com relação entre professor e aluno.
Debate-se muito, corretemente, sobre o a missão do educador em sala de aula. De início o professor é um articulador funtamental no ambiente educativo. Pois ele deve apoiar as relações entre familias, alunos e gestores. De certo modo que o professor deve conhecer a comunidade onde esta atuando e ouvir cada um dos educados, a situação familiar deles e seus anseios. só assim irá estabelecer um vínculo afetivo que possa ajudar a propor o conhecimento significativo a cada um dos alunos. Sendo assim um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos.
Ainda convém lembrar, sobre a luta por uma valorização dos profissionais em educação. Dessa maneira podemos discutir a respeito do fracasso escolar, é consideravel observar quando as dificuldades de aprendizagem vem encobrir a fragilidade da escola, centrando no aluno todo insucesso de sua não aprendizagem. A falta de conhecimento didático do corpo docente está na raiz do fracasso escolar. O fracasso muitas das vezes dá-se devido a educação infantil que o individuo em causa teve. Isso representa um grande desafio para o professor que tem que se desdobrar (muitas vezes, em péssimas condições de trabalho) para atender às diferentes necessidades de seus alunos. Porém, para tanto, é preciso pensar na situação professor enquanto profissional da educação. Precisando ter qualidade de vida e estrutura adequada para ensinar também com qualidade. Salas lotadas, direção ausente, baixa remuneração, falta de material, enfim, inúmeros fatores interferem no resultado. E, sim, a estrutura familiar conta muito. Não se pode colocar a culpa toda somente na família, nem sempre no governo, nos gestores, enfim, não há um sujeito único. Os métodos precisam mudar urgentemente, mas valorizar a educação, é, primeiramente, valorizar o professor.
...