TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

Por:   •  9/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

A RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

Tânia da Silva Ferreira

Professora Nilzete Teixeira Maçaneiro

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI

Curso de Pedagogia (PED0549)

5/11/2012

RESUMO

A educação consiste em preparar os alunos para serem cidadãos para a vida, não podemos ignorar estes avanços. Desenvolvendo assim a investigação e o pensamento critico, auxiliando no processo de construção do conhecimento, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada. A necessidade de transformar a sala de aula tem levado a maioria das escolas a procura de educadores competentes e que tenham amor ao ensinar, na tentativa de construir um currículo que contemple os interesses dos alunos e as mudanças globais que ocorrem tão rapidamente. Devemos assim que o verdadeiro saber é aquele que aparece automaticamente, no cotidiano, aumentando a eficiência e prazer de viver. A sabedoria deve ser vista como um contínuo aprender.

Palavras-chaves: Tecnologias, Sala de aula, Aluno

1 INTRODUÇÃO

“Através da reflexão os alunos começam a adaptar-se ao meio sociais e a diferenciar os sujeitos e os objetos que os cercam n construção de novos conhecimentos científicos, afetivos, moral e ético.” (ROSA, 2003, 31)

Haja vista, que exige do professor conhecimento e sensibilidade para perceber e despertar a curiosidade das crianças. A relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a Educação, pois a partir da forma de agir do professor é que levara ao aluno se sentirá mais receptivo à matéria. Cabe aos profissionais da educação, proporcionar à criança espaços e momentos significativos, para que esta tenha um bom desenvolvimento, tanto em âmbito social, intelectual, psicológico e pessoal. A educação é um processo que esta sempre em mudança, ela deve fazer a transformação da sociedade. Para que a escola consiga atingir seus objetivos é necessário que todos: pais, alunos, professores, comunidade e escola se empenhem juntos. Formando um enorme grupo. A escola deve assim formar não somente alunos, mais sim cidadões conscientes de seus direitos e deveres, onde o aluno vai construir os seus conhecimentos e o seu saber, pela sua própria experiência de vida. Hoje vemos que a família é parte essencial da educação esta muito longe das escolas, pois acha que não pertence a ela, como se a escola não fosse da comunidade da qual pertence. Ela (escola) esquece de repassar os direitos que a família tem por essa instituição.

Devemos ver os professores como bons amigos, preocupados com a formação. E com que a responsabilidade da educação é algo não somente a ele, mais sim a família e ao meio social em que vive o aluno. O ideal seria que todos nos envolvidos compartilharemos com os educadores a responsabilidade pela atuação da escola, seja pela participação do planejamento, as avaliações das atividades escolares. Se todos nos envolvidos neste trabalho levaremos este amor para a criança que clama pelo saber, alcançaremos o nosso ideal com a certeza. Para o professo conseguir atingir seus objetivos da prática ele deve se envolver-se em um trabalho na qual o processo de integração se torne a construção, dessas relações e interações mais prazerosas. Pois o professor deve dar mais valor as deficiências que os alunos trazem e explorar para que eles consigam ultrapassar os seus obstáculos.

O professor tem que estar sempre aberto às novas experiências, aos sentimentos e aos problemas de seus alunos. É claro que a responsabilidade da aprendizagem está ligada ao aluno, mas essa deve ser facilitada pelo professor levando o aluno a auto realização.  O professor deve então valorizar cada aluno e suas particularidades, seus desejos e vocações, preparando o educando para agir e interagir nos espaços que convive, para tal é necessário também que o educador esteja preparado para enfrentar as adversidades, problemas e possíveis entraves nesse espaço, usando a ética e o controle emocional como comandantes das situações vividas. O processo ensino/aprendizagem deve ser dinâmico e rico de relações afetivas e de diálogos constantes, para que cada professor compreenda as realidades de cada aluno e seu meio, excluindo assim visões sectárias e limitadas dos mesmos. A interação professor-aluno é fundamental para uma boa adaptação escolar. Assim o primeiro professor de uma criança tem grande importância na atitude futura desse aluno, não só durante sua fase de aprendizagem, mas na sua relação com os sucessivos professores

2 O PROFESSSOR

Desde a primeira semana de aula, o professor deve conhecer os seus alunos, e assim poderá saber como manter uma relação mais aberta, estimulante, companheira, junto a eles, pois assim ao ver isso ele pode dar mais atenção. O professor deve procurar agir como um profissional na qual os alunos tenham respeito, sabendo qual é o seu lugar. Ele deve pedir a participação dos alunos para que através de uma relação aberta eles aprendam melhor, e levem assim tudo como uma brincadeira, algo gostoso, que levara a aprender cada vez mais. Devemos ver os professores como bons amigos, preocupados com a formação. E com que a responsabilidade da educação é algo não somente a ele, mais sim a família e ao meio social em que vive o aluno. O ideal seria que todos nos envolvidos compartilharemos com os educadores a responsabilidade pela atuação da escola, seja pela participação do planejamento, as avaliações das atividades escolares. Se todos nos envolvidos neste trabalho levaremos este amor para a criança que clama pelo saber, alcançaremos o nosso ideal com a certeza. Para o professo conseguir atingir seus objetivos da prática ele deve se envolver-se em um trabalho na qual o processo de integração se torne a construção, dessas relações e interações mais prazerosas. Pois o professor deve dar mais valor as deficiências que os alunos trazem e explorar para que eles consigam ultrapassar os seus obstáculos.

“Muita coisa pode ser feita para melhorar a escola. No entanto, deve – se começara de imediato pelas medidas que beneficiam o maior número de pessoas e atende as necessidades dos que mais precisam.” (CECCON; OLIVEIRA; OLIVEIRA, 1998,84)

A escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo este novo mundo em que estamos vivendo. É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo. Na escola, eles ainda podem aumentar o potencial criativo e garantir mais autonomia a professores e alunos. Na soma entre os conteúdos nascem às oportunidades de ensino, é isso que nossos professores devem trabalhar. Devemos aprender que o desenvolvimento intelectual depende das oportunidades de interação com o ambiente. Bom professor é aquele que valoriza todas as potencialidades do aluno. Este precisa sentir que é aceito, amado e respeitado. Sua atividade deve ser uma manifestação de ternura e vigor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com