A RESENHA CRÍTICA EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
Por: cidasan7 • 25/8/2020 • Resenha • 774 Palavras (4 Páginas) • 703 Visualizações
[pic 1]
DELY FERNANDES DOS SANTOS FILHO
RESENHA CRÍTICA: EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
Paratinga
2020[pic 2]
DELY FERANDES DOS SANTOS FILHO
RESENHA CRÍTICA: EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO
Resenha crítica solicitada para a aula de educação, corpo e movimento como requisito parcial para avaliação.
Prof. Leandro Matos
Paratinga
2020
[pic 3]
SUMÁRIO
Descrição da Obra...................................................................................................03
Introdução.................................................................................................................03
Análise da Obra........................................................................................................03
Contribuição.............................................................................................................04
Recomendação.........................................................................................................04
REFERÊNCIAS..........................................................................................................06
[pic 4]
ARANTES, Ana Cristina e HAETINGER, Max Gunther. Educação, Corpo e Movimento - 1. ed. rev. - Curitiba, PR: IESDE BRASIL, 2013.
Ana Cristina Arantes: Graduação em Educação Física; Graduação em Pedagogia; Especialização em História de São Paulo no Brasil; Mestrado em Educação Física; Doutorado em Educação.
Max Gunther Haetinger: Doutorado em andamento em Ciências da Educação; Doutorado em andamento em Informática na Educação; Mestrado em Educação; Especialização em Psicopedagogia; Especialização em Informática na Educação; Graduação em Educação física.
O texto em questão desenvolve uma ampla reflexão em torno do desenvolvimento motor infantil, permitindo compreender como ele acontece e como contribui para o desenvolvimento integral da criança.
Ao longo dessa reflexão, a obra discorre sobre a tríade: Educação, Corpo e Movimento, como sendo elementos indissociáveis e imprescindíveis no processo de desenvolvimento infantil pleno.
Sabe-se que o movimento é uma característica inerente ao ser humano desde os primórdios da civilização e que vem se aprimorando e tomando outros significados ao longo dos anos, pois somos produtos históricos.
A obra também evidencia que a atividade física é um instrumento de expressão, desde os primeiros movimentos que a criança estabelece com o mundo para se expressar. Desse modo, o corpo e o movimento são elementos relevantes para a socialização e a aprendizagem das crianças desde o seu nascimento.
De acordo com Piaget (1998), a primeira linguagem que a criança compreende é a linguagem do corpo, a linguagem da ação. É por meio do corpo que a criança interage com o meio.
Assim, as relações que elas estabelecem com os outros indivíduos e o ambiente onde elas estão inseridas, são fundamentais para o desenvolvimento das habilidades motoras da infância até a vida adulta.
A escola, e mais precisamente o professor, precisa conhecer e valorizar a bagagem que a criança carrega consigo ao chegar na escola, considerando sua história de vida e sua cultura, a fim de que contribua para propiciar o desenvolvimento de seus potenciais motores, com vistas a desenvolver uma aprendizagem, de fato, significativa.
Quando se refere ao desenvolvimento integral da criança, o professor precisa considerar a criança na sua totalidade, seus aspectos físicos, motores, cognitivos e afetivos, seus ritmos de aprendizagem, suas múltiplas inteligências, seus anseios e indagações advindos de uma geração tecnológica que processa as informações com muita rapidez e aguçam a curiosidade.
Para tanto, o professor de educação infantil precisa se reciclar constantemente, buscar gerar novas ideias e inovar suas práticas, ser investigativo, realizar projetos interdisciplinares, compartilhar experiências pedagógicas, inserir em seu planejamento jogos, danças, brincadeiras, músicas que sejam interessantes e que estimulem a descoberta e o desenvolvimento motor da criança, pois a recreação e o lazer são imprescindíveis para uma prática saudável e cheia de significados. Desse modo, o educador estará educando para além dos muros da escola.
...