A Reflexiva Pluralidade
Por: moninhacastilho • 9/9/2020 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 89 Visualizações
Aluna: Simone Gonçalves Castilho
RGM: 1922 1967
Unidade l- Pluralidade Cultural
Através do material didático e no dia a dia na escola percebemos a importância de abordar o tema aqui proposto. Nas Instituições de ensino percebemos como os alunos desconhecem o tema pluralidade, diversidade e assim faz com que haja mais discriminação, preconceito e bullying no âmbito escola e sociedade.
Quando não se tem as informações necessárias os menos favorecidos, ou os que não vivem no padrão imposto pela sociedade são excluídos e discriminados por todos.
Muitos alunos chegam as escolas sem as devidas informações que deveriam ser repassadas por seus pais e familiares, assim para tudo e todos há sempre um desrespeito pelo próximo.
Quando as escolas abordam o tema muitos acreditam que suas crenças, culturas e tradições são as melhores e por isto existe a grande dificuldade de aceitação do outro.
Yus (1998) diz:
que os temas transversais são importantes para ter um novo conceito de escola, permitindo uma educação voltada para a realidade dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo. Isso possibilita preparar o aluno para viver e agir como um “cidadão” crítico e consciente, capaz de compreender a natureza da ação humana no mundo.
Estagiando pude perceber como os professores preocupados com o alto índice de discriminação e desrespeito pelo próximo criaram projetos para conscientizar os alunos das culturas existentes em nosso país e que cada grupo tem suas manifestações culturais e que deve ser respeitada por todos, pois são elas que enriquecem nosso país.
É notável nos alunos quando conhecem as diversidades o respeito e como passam a tratar todos com igualdade e dignidade.
Assim todos perceberam que o patrimônio cultural e étnico do país se deve muito aos que aqui chegaram e trouxeram suas histórias e tradições.
Quanto mais cedo for abordado o tema com as crianças e jovens mais conscientes, responsáveis e tolerantes estes serão, passando assim a respeitar cada grupo que compõe a sociedade e sua comunidade.
Referência:
YUS, R.; trad. Ernani F. da Rosa. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: ArtMed, 19
...