A Reforço Escolar
Por: erika.quintino • 18/9/2019 • Artigo • 3.047 Palavras (13 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
Erika Cristina Vital Quintino
REFORÇO ESCOLAR: ACOLHIMENTO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
REFORÇO ESCOLAR: ACOLHIMENTO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância Anhanguera.
Orientadora: Cinthia Muniz Ribeiro dos Reis
JACAREÍ/SP
Junho/2017
DEDICATÓRIA
.
Dedicamos este trabalho a nossa família que nos apoiou a todo o momento, nos encorajando e colaborando para o nosso sucesso, a Professora Andrea Pereira nossa tutora presencial que nos orientou e nos direcionou, aos colegas de curso, e a nós que em meio à família, casa e trabalho pudemos encontrar tempo para estudar, dedicar e concluir uma fase, dando um passo para próximos desafios.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a Deus, depois a nossa família e amigos e em especial a nossa professora Andrea Pereira nossa tutora presencial por sua dedicação, amizade e por compartilhar de seus saberes, contribuindo e ampliando nossos conhecimentos.
RESUMO
Este artigo tem como objetivo principal o aluno em seu contexto integral dentro de sala de aula e sociedade. O trabalho também se baseou em estudos sobre o reforço e o fracasso escolar, suas origens e repercussões na sociedade, na escola e na vida do sujeito.
O estudo apresentado propõe uma reflexão sobre o reforço escolar no contexto da humanização, é comum a realidade de grande parte dos educandos com enorme dificuldade de aprendizagem, esses alunos se sentem inferiores por não acompanhar o ritmo dos outros alunos em sala de aula.
O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências culturais e sociais, para assim integra-los e ajuda-los a superar e vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
Os alunos que participam do reforço escolar sempre apresentam avanços em sua aprendizagem, pois tiveram voltados pra si à atenção necessária para desenvolver-se. É nessa proposta que se dá importância, o professor precisa conhecer bem seus alunos, para assim identificar as principais dificuldades enfrentadas por eles e descobrir a melhor maneira de sana-las.
Palavras-chave: Reforço Escolar. Aprendizagem. Fracasso Escolar.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 9
MATERIAL E MÉTODOS 10
RESULTADO E DISCUSSÃO 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
O presente texto tem por objetivo discutir as ações de reforço escolar desenvolvidas com alunos que enfrentam alguma dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita.
Num primeiro momento, pretendemos enfocar, neste trabalho, uma breve discussão sobre a questão do fracasso escolar na alfabetização, revisando estudos marcantes sobre a temática. Em seguida, apresentamos o método utilizado para a produção dos dados que ilustrarão, posteriormente, a discussão dos resultados obtidos. Para melhor compreensão das relações abordadas no presente estudo, os dados foram discutidos à luz de uma perspectiva crítica de educação e aprendizagem escolar.
Segundo Sawaya (2000), essas concepções foram utilizadas para justificar a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas e, portanto, na formação dos docentes, bem como na ampliação do tempo escolar para a alfabetização das crianças com defasagem do aprendizado. Fundamentada em autores/as que questionam o discurso predominante sobre as concepções escolares de apropriação da leitura e da escrita que consideram como únicas formas válidas aquelas construídas pelos grupos autorizados - pedagogos, linguistas, gramáticos, estudiosos da linguagem.
As relações de poder e violência simbólica, que constituem as formas de aquisição e transmissão da leitura e da escrita via escola - mas não só - que são parte de um projeto político pedagógico nas suas formas de dominação social, não são questionadas, o que leva novamente a imputar às populações pobres e suas precárias condições de vida a razão do fracasso escolar e da sua "marginalidade social". Sawaya (2000, p. 70).
Tomando-se o processo de escolarização como foco em vez de enfatizar os problemas de aprendizagem, desloca-se "o eixo da análise do indivíduo para a escola e o conjunto de relações institucionais, históricas, psicológicas, pedagógicas e políticas que se fazem presentes e constituem o dia a dia escolar” (Souza, 2008, p.4). E é nessa perspectiva teórica que se insere a presente pesquisa a qual busca compreender, com base na análise das condições em que as crianças estão inseridas no processo de escolarização, por que as mudanças introduzidas nos sistemas não têm trazido os benefícios esperados ao processo de aprendizagem. O reforço escolar tem como objetivo sanar as dificuldades de aprendizagem no intuito de evitar prejuízos com a reprovação, no entanto não é somente ajudar o aluno por meios didáticos e sim saber acolher, compreender em suas dificuldades e o porquê da sua desmotivação.
Cerca de 43% dos estudantes brasileiros não aprendem o que deveria no ciclo de alfabetização, sendo como alvo de pesquisa crianças com alto estima baixa, famílias desestruturadas, maltratadas pela pobreza e droga, tornando-se crianças apáticas, agressivas e rebeldes.
Na escola e na sociedade encontramos várias crianças com dificuldades de aprendizagem, dificuldades são encaradas como problemas por muitos professores por não conseguirem saná-las sozinhos, ou outras vezes, não sabem a quem recorrer. As dificuldades começam a surgir nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e, se não forem detectadas, podem estender-se por muitos anos ou pela vida toda.
...