A Sociologia da Educação - AD2 2014.1
Por: annacarolleite • 28/10/2015 • Trabalho acadêmico • 981 Palavras (4 Páginas) • 482 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD2 2014.1
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): ROGERIO MENDES DE LIMA
Aluno (a): Anna Carolina de Miranda de Cerqueira Leite
Matrícula: 14112080221
Polo: Petrópolis
Leia o texto abaixo:
As 100 melhores escolas do país no Enem
Entre as 100 escolas com maior pontuação na edição do Enem de 2011, 90 são privadas. O Colégio Objetivo Integrado, em São Paulo, ficou em primeiro lugar.
São Paulo - A lista das 100 escolas com melhor pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado (Enem 2011) mostra que as privadas dominam o ranking da educação no país. Apenas 10 públicas estão entre as cem primeiras, três a menos que na edição anterior, quando 13 unidades haviam conquistado nota suficiente.
A média da rede privada foi de 569,2 pontos; da pública foi de 474,2.
Há também concentração das escolas bem pontuadas em certas regiões do país. Quinze estados não têm nenhuma unidade de ensino na lista a seguir: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Confira abaixo quais são, entre as 4.798 escolas privadas e 5.278 públicas com resultados divulgados, as que registraram maior desempenho de seus alunos.
O Ministério da Educação só coloca na lista as escolas em que pelo menos 50% dos alunos matriculados fizeram a prova, com um mínimo de dez alunos concluindo o ensino médio participando do exame.[1]
Questão 1: Considerando as discussões levantadas na aula 6 sobre “formas e finalidades da educação escolar”, estabeleça uma relação entre o texto acima e a construção de um olhar estereotipado sobre a escola. (2,0)
As escolas particulares tendem a serem reconhecidas como melhores do que as escolas públicas, não só pelas questões didáticas, mas também pela infraestrutura infinitamente melhor do que a maioria das escolas públicas. Sendo assim, criou-se o estereótipo de que escolas públicas não ensinam e não capacitam seus alunos, quando na verdade, falta ao governo melhorar as condições destas escolas para que os alunos sintam-se motivados a frequentarem as aulas e os professores a ensinar. É preciso investir em segurança, infraestrutura e qualidade dos profissionais para que as escolas públicas voltem a ser referência no país.
Questão 2: Indique um exemplo de estereótipo sobre a escola contido no texto acima. Justifique sua resposta. (1,0)
O estereótipo existente é que alunos de escolas particulares são superiores aos de escolas públicas. Na verdade, alunos de ambas as escolas têm o mesmo conteúdo programático a ser estudado, o que os torna diferentes é que na escola pública os alunos estão desmotivados, pois o material didático (gratuitos) que utilizam nem sempre possui a mesma qualidade do utilizado em escolas particulares, não têm bibliotecas, ou até mesmo salas de aula com mobília suficiente para todos. Da mesma forma sentem-se os docentes, que por mais que queiram fazer um bom trabalho, não possuem ferramentas para isso.
Questão 3: Tomando por base o fato de que os indivíduos são construídos socialmente ao longo de sua vida, discuta a função da escola da definição dos papéis sociais que os indivíduos exercem na sociedade em que vivem. (2,0)
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Cabe à escola formar cidadãos críticos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender melhor a realidade que os cerca, preparados para participar da vida social, econômica, e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
...