A Sítense - Metodologia do Trabalho Científico
Por: Islan Corrêa • 17/1/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 593 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
Aluno (a): Islaneide Correa Zacarias
Matricula: 21856545
Turma: PA423 - Pedagogia
Disciplina: FEN024 - Metodologia do Trabalho Científico
Professor (a): Dr. Fabricio Valentim da Silva
SÍNTESE
Tema:
O capítulo I de o texto tratar-se sobre a “Universidade, Ciência e Formação Acadêmica”.
Tema Geral
O autor tem uma visão de mostra toda à fase da construção universitária e o desenvolvimento do trabalho na atividade cientifica acadêmica do estudante, no período do processo pedagógico do âmbito educacional no contexto atual.
Objetivo do Capitulo
O objetivo do Capitulo e apresenta o verdadeiro sentido da formação universitária e a organização das tarefas enfrentada na vida acadêmica.
Palavra Chave
Universidade. Ensino. Pesquisa. Extensão. Aprendizagem.
Ideias Principais
A ideia principal do autor é significativa na forma como os professores e alunos devem conduzir os processos de ensino e de aprendizagem
Ideias Secundárias
O autor tem como ideia secundaria despertar no estudante universitário o conteúdo de ensino, aprendizagem, conhecimento e educação.
Síntese
No primeiro título o autor menciona que o ensino superior tem três objetivos que visa atingir, sendo o primeiro a formação dos profissionais de varias áreas; o segundo objetivo e a formação do cientista; e o terceiro objetivo e a consciência, por parte do estudante. Ao atingir esses objetivos, a educação superior expressa à contribuição para o aprimoramento da vida humana em sociedade.
No segundo título o autor trata-se do processo de construção de conhecimento no sentido do objeto. Na Universidade, o conhecimento deve ser construído pela a experiência ativa do estudante e o professor precisa da prática da pesquisa pela a educação.
No terceiro título o autor conceitua a importância da educação no processo mediante o qual o conhecimento se sistematiza no efeito e apoio à formação pós-graduada de seus docentes em outras instituições mediante a implantação do curso. A universidade se comprometer em investir na formação continuada de seus docentes como pesquisadores. No entanto a pesquisa básica ou aplicada, não se pode perder de vista de modo que os resultados das investigações possam se traduzir em contribuições através das atividades de extensão.
Com a implantação de escola superior no nosso país totalmente desequipadas das condições necessárias ao desenvolvimento de uma prática de pesquisa. É lamentavelmente o ensino superior, não esta conseguindo cumprir nenhuma de suas atribuições. A verdade, é que sua atividade de ensino, mesmo quando se trata de uma simples faculdade isolada, deve ser realizada sob atitude investigativa, ou seja sob uma postura de produção de conhecimento.
A universidade não e considerada Instituto de Pesquisa,
...