A TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Por: Liciane Bulgarelli • 14/2/2017 • Trabalho acadêmico • 2.859 Palavras (12 Páginas) • 1.411 Visualizações
GRUPO EDUCACIONAL UNINTER
LICIANE BULGARELLI / 1160900
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curitiba
2017
GRUPO EDUCACIONAL UNINTER
LICIANE BULGARELLI / 1160900
TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Trabalho acadêmico apresentado como requisito para a conclusão da disciplina Projeto de Intervenção: TCC do curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia: Segunda Licenciatura, UNINTER
Orientadora: Rogéria Maria Ricetti
Curitiba
2017
Sumário
3.0 INTRODUÇÃO 5
4.0 OBJETIVOS 6
5.0 DESENVOLVIMENTO 7
5.1 HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO 7
5.2 O COMPUTADOR E SEUS BENEFICIOS NA APRENDIZAGEM 8
5.3 INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR 10
5.4 O USO DA INTERNET NA EDUCAÇÃO 11
6.0 METADOLOGIA 14
REFERÊNCIAS 17
1.0 TEMA
Tecnologias educacionais
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A Importância da tecnologias na Educação
2.0 PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a importância da tecnologia na escola.
3.0 INTRODUÇÃO
Na sociedade onde o conhecimento e a tecnologia andam juntas é necessário pensar no papel da escola. A melhor forma de ensinar é aquela que possibilita o desenvolvimento das competências dos alunos.
O envolvimento do aluno no processo de conhecimento é fundamental, para isso, a escola deve permitir ao aluno razões melhores para cada situação em sala de aula. Embora a tecnologia seja um elemento expressivo na sociedade, ela precisa ser entendida em termos das implicações do processo de ensino e aprendizagem, dessa forma o professor poderá integra-se á pratica pedagógica.
Estamos em um mundo no qual as tecnologias interferem no dia a dia e, por isso, é importante que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, á produção e á interpretação das tecnologias (Sampaio; Leite, 1999).
Além desses recursos, existe a possibilidade de o aluno usar a internet como um meio de entendimento do conhecimento. Para isso, o professor deve se capacitar observando, os benefícios e os malefícios que o uso dessa tecnologia se forma no processo educacional.
4.0 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVOS GERAL
Analisar a importância da tecnologia da educação no processo de ensino -aprendizagem.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar os conceitos escolares sobre a inserção da tecnologia em sala de aula.
Identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula.
5.0 DESENVOLVIMENTO
5.1 HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
O movimento da informática na educação iniciou-se no ano de 1970, no setor administrativo das escolas, tanto públicas como privada. O primeiro movimento que teve grande resultado no meio educativo foi o programa LOGO. Surge com ele algumas questões pedagógicas do uso do computadores, desenvolveram projetos que se estenderam durante o ano letivo.
O Brasil a utilização da informática pelas escolas conta-se em plena expansão. Vem se aumentando ano a ano como o desenvolvimento de software para o uso de ensino- aprendizagem e formação dos professores.
Moura (2002) constata que a grande maioria dos professores, hoje atuantes, pertence á geração “pré-ícone”/ digital, isso é, alguns não saberem nem ao menos manuseá-las o computador e, outros, por não saberem de que forma utilizar para que ajudem a aprendizagem dos alunos.
No Brasil, os grandes projetos governamentais em informática na educação iniciaram-se na década de 1980, com o projeto EDUCOM( Educação e Computador), cujo objetivo era criar centros de pesquisa sobre informática na educação a fim de formar profissionais habilitados a usar o software LOGO. Outro projeto, o FORMAR, envolveu as universidades na formação de especialistas na área de informática para a educação; estes seriam os multiplicadores. No final da década de 1980, surgiu o PRONINFE (Programa Nacional de Informática Educativa), projeto que objetivava a continuidade da informática na educação por meio da criação de laboratórios e centros para a formação dos professores.( Glaucia, Ivonélia, 2011, p.71)
Os anos de 1990 aconteceu a expansão nas escolas publicas do Brasil o direcionamento da internet na educação. Anos mais tarde em 1997, com novas experiências educacionais, é criado o PROINFO (Programa Nacional de Informática na Educação) que vem com objetivo de distribuir computadores nas escolas públicas nacionais. Após esse fato cria-se o NTEs ( Núcleos de Tecnologias educacionais), na qual seriam responsáveis pela formação dos professores e técnicos.
Hoje os profissionais da educação tem mais acesso ao mundo tecnológico, recebem capacitações anuais, para atuar nesse novo ambiente escolar, promovendo dessa forma a autonomia e criatividade do aluno. O professor assume uma nova postura reconhece a importância de dar liberdade aos seu aluno.
5.2 O COMPUTADOR E SEUS BENEFICIOS NA APRENDIZAGEM
O homem sempre procuro formas de realizar suas tarefas do dia a dia de maneira mais fáceis, desde do começo da humanidade se usava pedras, dedos entre outros para contagem.
Mas em 1946 aparecem os computadores durante a segunda Guerra Mundial. Os primeiros computadores modernos, foram construídos nos Estados Unidos da América. Esse caso quem trabalhava para a construção era a própria pessoa que a projetava. Anos mais tarde 1970 surge o microcomputador, mas só chegou ao mercado 1980. Deste passo em diante a população criou programas como: edições de textos, planilhas entre outros. Hoje o microcomputador é uma ferramenta de diversão, mas também de aprendizado.
...