A Tarefa de Pesquisa, Inov. Tecnóloga e Extensão como Princípio Educativos
Por: 121867 • 2/11/2023 • Relatório de pesquisa • 713 Palavras (3 Páginas) • 49 Visualizações
SALA DE AULA INVERTIDA
Descrição:
O conceito de sala de aula invertida (cuja origem vem do inglês flipped classroom) surgiu nos EUA, quando professores de ciências Jonathan Bergmann e Aaron Sams da Woodland Park High School, em Woodland Park, Colorado, nos Estados Unidos, a partir de suas experiências em sala de aula, começaram a disponibilizar para os alunos faltantes o conteúdo da disciplina em videoaulas e, aos poucos, foram desenvolvendo o método da Sala de Aula Invertida.
A partir daí alguns professores notaram que as metodologias tradicionais de ensino eram incompatíveis com o estilo de vida e com o processo de aprendizagem de certos estudantes. Foi aí alguns docentes da educação básica passaram então a adotar outros formatos de ensino, em que, o foco principal é no aluno.
Assim, a Sala de Aula Invertida pode ser definida como a inversão do modelo tradicional. Pois com o auxílio de dispositivos tecnológicos, o professor faz um contato a distancia com os alunos, onde ele irá disponibilizar para o aluno materiais digitais como, videoaulas, games, podcasts, pesquisas, textos, fóruns etc.
De acordo com o material disponibilizado pelo professor os estudantes devem estudar antes das aulas, para que depois em sala de aula junto ao professor e ao restante da turma, possam discutir o que aprendeu, realizar atividades, desenvolver projetos específicos, realizar atividades em grupo e tirar dúvidas sobre o assunto.
Assim o modelo de Sala de Aula Invertida torna a aprendizagem mais envolvente, e possibilita maior tempo e espaço para que o aluno possa desenvolver suas habilidades.
Motivação:
O que me motivou a escolher esse método de ensino, foi o fato de que nessa metodologia o aluno e o protagonista na aprendizagem, ele responsável pelo próprio aprendizado, o professor tem o papel de orientar o roteiro de estudos do aluno, conduzir a discussões sobre os temas em sala de aula, propor a realização de projetos e atividades relacionadas e trazer pontos complementares para o assunto. Em outras palavras, o professor atua como uma espécie de orientador no processo de aprendizagem do aluno.
Com a metodologia da Sala de Aula Invertida, o professor desenvolve e utiliza de recursos pedagógicos diferenciados, tem uma maior adequação à realidade de cada estudante, possibilita ao aluno uma flexibilidade para organizar os estudos, tem facilidade para identificar as necessidades específicas de cada estudante, aumenta a produtividade em sala de aula a partir da interação entre educador e educandos, proporciona uma maior adequação das ferramentas de avaliação às características de cada aluno, fortalece o vínculo entre professor e aluno, fortalece o vínculo entre a turma, estimula o trabalho em equipe e demais habilidades socioemocionais, e reduz o tempo perdido com a dispersão dos alunos.
Esse método permite que o aluno chegue preparado para a aula, com dúvidas, com as conclusões que tirou para compartilhar. A sala de aula é o momento de trocar ideias, refletir sobre as questões levantadas pelo professor, e até sobre situações voltadas a problemas reais a serem solucionados a partir do que o aluno aprendeu em sala.
Objetivos:
Os objetivos da metodologia da Sala Aula de Invertida é conseguir um bom engajamento dos alunos, através da utilização dos meios tecnológicos mais usados pelos estudantes a favor do conteúdo proposto. É justamente neste ponto que a Sala de Aula Invertida se torna uma alternativa importante, pois proporciona uma participação direta dos estudantes no decorrer das aulas, além de proporcionar experiências mais práticas fora do contexto de sala de aula.
...