A Tecnologia Digital Na Educação Infantil
Por: guiamedeiros • 2/6/2023 • Trabalho acadêmico • 2.571 Palavras (11 Páginas) • 112 Visualizações
[pic 1]
A TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria da Guia Medeiros Santos Lopes[1]
INTRODUÇÃO
É indiscutível que nossas crianças já nascem imergidas em um universo digital.
Para Amante (2003) a familiarização da criança, desde pequena, com as tecnologias digitais é estratégica, porque elas fazem parte inquestionável do mundo que a rodeia e pela relevância educativa das experiências que lhe pode ser oferecida.
Para Napolitano e Batista (2010, p. 3):
[ao se] utilizar o computador como recurso no período de educação infantil, não prevalece somente o reflexo em disciplinas matemáticas e nas outras. Começa a formar um indivíduo não ouvinte e sim participante e questionador. Não aceitante a resultados preestabelecidos.
Já Buckingham (2003) considera que os professores devem encorajar a participação das crianças na produção de mídias, pois elas alteram e produzem novos modos de vida e, com isso, também uma nova representação de infância.
Pelo exposto por Amante (2003), Napolitano e Batista (2010, p. 3) e Buckingham (2003), é essencial reconhecer a necessidade de diversificar o espaço educacional infantil, a partir da introdução das TDIC.
Nesse sentido, o uso da tecnologia na educação infantil deve ser um aliado para despertar a sua curiosidade e estimular seu desenvolvimento motor e sua linguagem, cabendo principalmente ao professor ajudar ao estudante a construir seu conhecimento através de softwares prontos e materiais educativos desenvolvidos de acordo com os assuntos e conteúdos a serem trabalhados com as crianças.
O presente artigo enfoca a importância da tecnologia digital na educação infantil, principalmente para uma turma do nível I da educação Infantil.
DESENVOLVIMENTO
Enquanto Educadoras Infantis, estamos constantemente buscando alternativas para atrair a atenção das crianças e tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso. Quando fazemos isto, estamos nos comprometendo com o que é transmitido em sala de aula, além de ser uma oportunidade para que as crianças sejam mais iniciativas e criativas. Ao fazer uso da tecnologia em sala de aula, o mesmo conteúdo é repassado para eles de formas diferenciadas, garantindo o aprendizado e contribuindo para uma interpretação mais efetiva por parte das crianças.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
O uso da tecnologia deve ser intencional e planejada, e o seu foco deve ser sempre a melhoria da qualidade do aprendizado.
A Base Nacional comum Curricular (BNCC) considera em sua competência geral 5, a compreensão e utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação Infantil de forma crítica, significativa, reflexiva e ética. Desta forma, estas crianças, ao terem acesso às tecnologias, possam se comunicar, acessar e compartilhar boas informações, produzir conhecimentos e refletir sobre os assuntos que circulam ao redor do mundo.
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018)
O desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais tanto de forma transversal, quanto de forma direcionada, leva em consideração o desenvolvimento de competências de compreensão, uso e criação de TDICs em diversas práticas sociais.
Podemos perceber que com esta competência, o professor deve lembrar que incorporar as tecnologias digitais na educação não se trata de utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse das crianças, mas sim de utilizá-las com os alunos para que construam conhecimentos com e sobre o uso dessas TDICs.
Lévy (1996) definiu a atual era das tecnologias da informação e comunicação como uma era posterior à da tecnologia da oralidade e da escrita. A era digital impõe uma nova visão de existir no mundo, gerando outras formas culturais, que vêm substituindo princípios, valores, processos, produtos e instrumentos tecnológicos que medeiam a ação do ser humano com o meio.
A tecnologia na educação infantil traz muitos diferenciais para as crianças, a partir de intencionalidades educativas, permitindo vivências interativas que facilitam a internalização do conhecimento. Além disso, há o estímulo quanto ao desenvolvimento da autonomia, colocando a criança de maneira ativa no processo de ensino-aprendizagem.
...