A Tendência Progressista Libertador
Por: dragon vs • 18/3/2019 • Seminário • 321 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Tendência Progressista Libertadora[pic 1][pic 2]
EDUCAÇÃO COMO TRANSFORMAÇÃO
Contexto de Surgimento[pic 3][pic 4]
► Vinculada às propostas de educação de Paulo Freire. Esta tendência progressista de educação foi construída a partir dos trabalhos com educação popular, no contexto do Nordeste brasileiro a partir da década de 1950, onde metade dos seus 30 milhões de habitantes eram analfabetos. Freire aplicou, pela primeira vez, publicamente, o seu método no “Centro de Cultura Dona Olegarinha”, um Círculo de Cultura do Movimento de Cultura Popular do Recife (MCP) Dos 5 alunos, três aprenderam a ler e escrever em 30 horas, outros 2 abandonaram o “curso”.
► Em 1963, em Angicos (RN), chefiou um programa que alfabetizou 300 pessoas em um mês. No ano seguinte, o golpe militar o surpreendeu em Brasília, onde coordenava o Plano Nacional de Alfabetização do presidente João Goulart. Freire passou 70 dias na prisão antes de se exilar.
[pic 5][pic 6]
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA
TEVE PAULO FREIRE COMO PRINCIPAL REPRESENTANTE. CARACTERIZA-SE PELA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, PELA VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO SUJEITO E DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GRUPO. OS CONTEÚDOS DE ENSINO SÃO EXTRAÍDOS DA PRÁTICA DE VIDA DOS ESTUDANTES QUE APRENDEM CODIFICANDO- DECODIFICANDO A PROBLEMATIZAÇÃO DA SITUAÇÃO.
PAPEL DA ESCOLA[pic 7][pic 8]
Não é próprio da pedagogia libertadora falar em ensino escolar, já que sua marca é a atuação."Não formal".Entretanto, professores no ensino escolar vêm adotando pressupostos dessa pedagogia. É baseada na motivação ,na estimulação de problemas e conscientização dá realidade.
CONTEÚDOS DE ENSINO[pic 9][pic 10]
► INTITULADOS “TEMAS GERADORES” , SÃO TIRADOS DA PROBLEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA DE VIDA DOS ALUNOS .
► CONTEUDOS TRADICIONAIS SÃO RECUSADOS (INVASÃO CULTURAL)
► TEXTOS REDIGIDOS PELOS ALUNOS
...