A Vida de loris Malaguzzi
Por: anapaulasoares22 • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.555 Palavras (7 Páginas) • 1.362 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO.
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................4
2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................8
4. REFERÊNCIAS.....................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
O relatório a seguir do trabalho traz para o âmbito das discursões como podemos compreender o papel da escola e do profissional da Educação, infantil, pois o professor pode trabalhar para formação do sujeito ético e politico, pode propor situações onde a criança construía sua própria identidade, a escola Reggio Emília constrói o conhecimento das crianças através de possibilidades de desafios dando a ela uma base, vamos nos aventurar na vida de Lóris Malaguuzi ,saber da sua caminhada e seus projetos.
A construção da Educação Infantil de qualidade foi superando obstáculos e alcançando resultados significativos ao longo do tempo, claro que essa caminhada não é fácil e que certamente não para nunca, ela sempre será continua.
Vamos ver as diversas possibilidades de se trabalhar e propor momentos de conhecimento, de construção do ser através do brincar, da arte, da música isto é estimular a criança, propiciar situações de cuidados, brincadeiras, e aprendizagens que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e de estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança.
DESENVOLVIMENTO.
Para explicar como a Educação Infantil se ampliou na cidade de Reggio Emília, localizada na região de Emília Romagna, norte da Itália, até chegar ao patamar de dignidade reconhecida mundialmente, acredita-se que seja importante descrever paralelamente a história do pedagogo Lóris Malaguzzi, que esquematizou a prática pedagógica adotada pela cidade. Na Itália, o sistema educacional público sempre esteve muito ligado ao comando da Igreja Católica, segundo Edwards (1999, p.30). O rompimento do monopólio da Igreja Católica sobre a educação da primeira infância italiana abanca após o fim da Segunda Guerra Mundial. Lóris Malaguzzi presenciou e compartilhou desse processo de mudança da direção da Educação Infantil. Tudo começa após o fim da Segunda Guerra Mundial no ano de 1945, em uma cidade vizinha, Malaguzzi ouve que pais tinham se unido para construção de uma escola para as crianças.
O panorama das cidades nesse período era de destruição, Lóris encafifado com o conto decide ir até a Reggio Emília para conferir o fato, e descreve o que viu: ‘’Esta ideia pareceu-me inexplicável! Corri até lá em minha bicicleta e descobri que tudo aquilo era verdade. Encontrei mulheres tomadas em recolher e lavar pedaços de tijolos. As pessoas haviam-se reunido e decidido que o dinheiro para começar a construção viria da venda de um tanque abandonado de guerra, uns caminhões e alguns cavalos deixados para trás pelos alemães em remoção. ’’ (MALAGUZZI, 1999, p.59) Em 1963 que foi entregue a primeira escola (estrutura física) para primeira infância com iniciativa do município para o sistema de administração dos pais. Segundo Malaguzzi (1999) era um prédio de madeira e foi dado o nome de Robinson, com acolhimento para 60 crianças. Três anos após da entrega, a escola pegou fogo, mas novamente com a iniciativa e esforço da comunidade um ano depois a escola estava recuperada. Com todos esses fatores, a educação de Reggio Emília foi estabelecendo sua própria identidade.
Lóris Malaguzzi sempre apoiou a pesquisa como método na área da educação, para ele "educação sem pesquisa ou inovação é educação sem interesse." (EDWARDS, 1999, p.83). Ainda conforme o pedagogo, "os professores devem aprender a interpretar processos contínuos, em vez de esperar para avaliar os resultados. [...] deve incluir o entendimento das crianças como produtoras e não como consumidores”. Afirmava ainda que a educação tanto reproduz como transforma a realidade.
Não existe na Educação Infantil brasileira um currículo obrigatório ou proposta curricular para seguir como, por exemplo, tem no Ensino Fundamental e Médio. Existem, porém, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil - RCNEI (1998), que são documentos norteadores para esta etapa de educação básica. A metodologia usada em Reggio Emília é baseado nas relações de trabalho entre pais, alunos e professores com isso experimentam ,exploram e enfrentam diversos mundos usando as cem linguagens, todas as atividades pedagógicas se ampliam por meio de projetos que são arquitetados com a ajuda das próprias crianças, a comunidade participa de todas as deliberações a ser tomada, por isso esse método usado ganhou o nome da pedagogia da escuta.
Procurar sempre inovar e sempre em busca de coisas novas impedindo que o ensino não caísse na rotina, pois ensinar é uma troca de aprendizado, pois toda criança tem muito a aprender e ao mesmo tempo muito a nos ensinar. Os professores são considerados pesquisadores, ouvintes e distribuidores de oportunidades, ou seja, um mediador de desejos existe uma forte ligação entre família, aluno e professor, preocupa-se com a afetividade, com os sentimentos, observa-se sempre o que a criança deseja o que ela faz suas possibilidades, suas teorias, o que consegue produzir, a escola Reggio Emília possui como ação educativa a abordagem da escuta, e o olhar cauteloso sobre a criança.
...