A analise do comportamento
Por: isabeu • 18/9/2015 • Resenha • 413 Palavras (2 Páginas) • 1.192 Visualizações
A análise do comportamento trabalha, de maneira geral, com interações entre organismos e seus ambientes (sejam eles físicos ou sociais), e procura entender o que acontece com os organismos dentro dessa perspectiva, com destaque para a avaliação de seus comportamentos.
Essa análise comportamental baseia-se no behaviorismo, uma escola da psicologia fundado em 1913, a partir da publicação de um manifesto do pesquisador John B. Watson. Nesse manifesto, ele defendia uma psicologia mais objetiva, cujo objeto de estudo fosse o comportamento - algo passível de ser observado e documentado, ao contrário dos fenômenos introspectivos estudados na época.
Watson acreditava que cada evento ambiental (estímulo) produziria um comportamento específico (resposta), dessa forma, o behaviorismo tinha como meta a previsão e o controle desses comportamentos. Para ele, o ambiente e as experiências eram os responsáveis pela moldagem dos indivíduos, e não a hereditariedade, como defendiam os geneticistas. Para provar sua teoria, o pesquisador realizou várias experiências com bebês, que foram consideradas um sucesso, apesar das muitas críticas, e Watson tornou-se a voz do sonho americano: o de ser o país da oportunidade.
O behaviorsmo se baseia na noção de comportamento, de ambiente e de consequências reforçadoras. Seu principal conceito é a contingência tríplice.
- Comportamento é uma manifestação do organismo.
- Ambiente é tudo que é externo ao comportamento, mas vinculado a ele. Pode ser divido em: ambiente externo físico, ambiente externo social, ambiente interno biológico e ambiente interno histórico.
- Consequências reforçadoras são geradas por comportamentos e podem retroagir sobre o agente, modificando-o e aumentando a frequência desse comportamento.
O livro é o ambiente, ler é o comportamento, o prazer gerado pela leitura é uma consequência reforçadora.
Os reforços podem ser positivos ou negativos e também se aplicam à educação. O tipo de reforço aplicado nas escolas brasileiras é uma questão a ser discutida. Os professores geralmente dispõem de três reforçadores: sua atenção, sua aprovação e as notas, mas estes nem sempre são suficientes.
A contingência tríplice ocorre quando o ambiente, as consequências reforçadoras e o comportamento estão inter-relacionados. A aprendizagem ocorrerá de forma proveitosa quando houver um equilíbrio entre a vontade de ensinar dos professores, um ambiente de ensino bem equipado e preparado para atender as necessidades de todos e a vontade de aprender dos alunos.
No método behaviorista, o professor funciona como o gerente de um sistema de aprendizagem, e não apenas como um transmissor oral de informações. O aluno, por sua vez, deixa de ser apenas um receptáculo passivo da instrução e passa a participar ativamente do processo de ensino.
...