A criança de seis anos no Ensino Fundamental: Considerações Iniciais
Por: 984911232 • 21/5/2015 • Resenha • 260 Palavras (2 Páginas) • 598 Visualizações
Estudo do Capílulo 2
A criança de seis anos no Ensino Fundamental: Considerações Iniciais.
1) Leitura
2)Questões reflexivas:
1) Como a infância é percebida na sociedade contemporânea? ( Voltem o olhar para a Sociedade Brasileira?)
R: Nos tempos de hoje a criança tem tido muitas desvantagens, pois ela precisa se adequar a uma infância que beira a um mini adulto, pois a criança de hoje não tem mais as oportunidades das crianças de umas décadas passadas; no que se refere a brincadeiras, pois no passado as crianças tinham tempo, e com esse tempo se divertiam, interagiam com outras crianças , não tinham tantas atividades e ocupações. Saudades dos velhos tempos, das brincadeiras de roda, de corda, de esconde-esconde. (Como cita Teles).A criança contemporânea tem uma infância cheia de responsabilidade, voltada para o estudo, cheia de atividades, é um adulto em miniatura, que tem na maioria uma relação com adultos, e adultos bem ocupados, é preciso sim um ensino de qualidade, mais também é necessário que essa criança tenha uma vida plena em todos os sentidos.
2)Quais são os pressupostos que essa percepção determina para a organização do trabalho didático-pedagógico com as crianças.
R: Os pressupostos que são apontados pelo mec, são teoricamente de que a criança que entra mais cedo no ensino fundamental, tenha um melhor ensino de qualidade, fato é que para que isso acontecesse seria necessário: - reorganizar o cotidiano escolar no que diz respeito as atividades realidade relacionadas ao tempo e ao espaço.
- Uma sequência básica de atividades diárias, respeitando a individualidade de cada aluno.
-Considerar o aluno em todos os aspectos.
- Trabalhar com projetos.
...