Público: Alunos de 3º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais.
Por: Gizely Almeida • 25/3/2020 • Artigo • 1.602 Palavras (7 Páginas) • 398 Visualizações
Sequência didática 1
Componente curricular: Ciências
Público Alunos de 3º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais. Tempo de trabalho 3 aulas. Conteúdo trabalhado Esta sequência propõe a observação do céu, para refletir sobre os diferentes astros do Universo, e a observação e discussão de imagens para explorar os astros que compõem o Sistema Solar, com enfoque na diferenciação de planetas rochosos e gasosos. Objetos de conhecimento desta sequência
|
Aula 1
Nesta aula, os alunos vão observar o céu no período diurno e identificar os astros que podem ser vistos durante o dia.
Habilidades desenvolvidas nesta aula
EF03CI08 – Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Plano de aula
Organização do espaço de aprendizagem
Os alunos devem ser encaminhados a um espaço aberto, como a quadra ou o pátio da escola.
Preparação do material
Caderno para anotações; folhas para desenho; lápis; borracha.
Tempo da atividade
15 minutos para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre astros e os períodos em que eles são visíveis no céu.
15 minutos para observar.
15 minutos para expor ilustrações e organizar um registro.
Etapas da aula
Introdução [15 minutos]
Converse com os alunos sobre os astros, pedindo que comentem o que já sabem sobre o tema. Pergunte a eles se é possível observar algum astro no céu e se isso pode mudar de acordo com o período do dia. Observe se os alunos conseguem reconhecer o Sol, a Lua, alguns planetas e outras estrelas como astros que podem ser observados no céu em diferentes períodos do dia.
Desenvolvimento/aprofundamento [15 minutos]
Explique que, nesta atividade, eles deverão descrever os astros observáveis no céu durante o dia. Encaminhe os alunos ao pátio ou à quadra. Diga que prestem atenção em tudo o que pode ser observado no céu e que desenhem esses elementos em seus cadernos. Discuta com a turma sobre a diferença entre nuvens, aeronaves e outros corpos que estão na atmosfera do planeta, e os corpos celestes, que se encontram muito distantes da Terra.
Muito provavelmente, o único astro visível no céu durante o dia será o Sol, mas também é possível, em determinados dias e horários, que a Lua esteja visível no período diurno. Procure orientá-los na descrição do formato e das características dos corpos celestes observados.
Finalização [15 minutos]
Retorne à sala de aula e verifique os registros dos alunos. Converse com eles sobre o que foi observado e retome as considerações iniciais sobre os astros. Problematize o fato de que, mesmo sabendo que existem vários astros no céu, durante o dia conseguimos enxergar apenas o Sol e, de vez em quando, a Lua. Peça que expliquem essa constatação apresentando hipóteses e argumentos.
Sistematização
Construam uma conclusão coletiva de modo a compartilhar a noção de que o brilho do Sol durante o dia nos impede de enxergar outros corpos luminosos no céu. Peça aos alunos que registrem a conclusão no caderno.
Aula 2
Nesta aula será abordado o Sistema Solar, com enfoque nos planetas rochosos.
Habilidades desenvolvidas nesta aula
EF03CI07 – Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
EF03CI08 – Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.
Plano de aula
Organização do espaço de aprendizagem
A atividade não requer uma organização específica.
Preparação do material
Imagens dos planetas rochosos; caderno; lápis de escrever.
Tempo da atividade
10 minutos para debater conceitos e resgatar conhecimentos prévios dos alunos.
15 minutos para apresentar os planetas rochosos aos alunos.
20 minutos para que os alunos desenhem e registrem dados sobre esses planetas.
Etapas da aula
Introdução [10 minutos]
Retome com os alunos a discussão da aula anterior sobre os astros. Aborde os astros que são visíveis no céu noturno. Complemente a conversa, explicando que o Universo é formado por bilhões de galáxias, que, por sua vez, são formadas por bilhões de astros. Explique que uma dessas galáxias é a Via Láctea, onde se localiza o nosso Sistema Solar, composto de vários planetas que giram em torno do Sol, inclusive a Terra.
Desenvolvimento/aprofundamento [15 minutos]
Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre planetas e deixe que se expressem. Então converse com eles sobre os planetas rochosos. Explique que esses planetas são formados basicamente por rochas e que suas formas de relevo são bem definidas. No caso do Sistema Solar, os planetas rochosos são os menores, têm temperaturas mais altas e estão mais próximos do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Mostre um esquema do Sistema Solar, identificando a posição relativa dos planetas rochosos. Se julgar interessante, mostre também imagens dos quatro planetas rochosos e explique as características de cada um:
- Mercúrio: É o menor dos planetas do Sistema Solar e também o mais próximo do Sol. Sua superfície apresenta vales de lava e grandes crateras. É cerca de 40% menor que a Terra e sua atmosfera é quase inexistente. As temperaturas em Mercúrio variam de 427 oC de dia a –173 oC à noite.
- Vênus: Conhecido popularmente como Estrela d’Alva ou Estrela da Manhã, é o segundo planeta em ordem de afastamento do Sol e o mais próximo da Terra, além de ser o mais brilhante do Sistema Solar.
- Terra: Tem 4,5 bilhões de anos e está a uma distância perfeita do Sol para apresentar água em estado líquido e uma temperatura média de 15 oC, fatores que ajudaram no aparecimento e na manutenção da vida. Mais de 70% da superfície terrestre é coberta de oceanos. Possui um único satélite natural, a Lua.
- Marte: É o quarto planeta do Sistema Solar e o último dos rochosos, tem uma atmosfera dominada por dióxido de carbono, uma temperatura média de –63 oC e dois satélites naturais: Phobos e Deimos; assim como a Terra, Marte tem quatro estações e uma superfície com planícies, zonas montanhosas e marcas antigas de leitos de rios.
Finalização [20 minutos]
Explique aos alunos que os planetas rochosos são os mais próximos do Sol e isso está relacionado com a formação do Sistema Solar: nesse processo de formação, alguns materiais ficaram mais próximos do Sol e deram origem a esses planetas.
Sistematização
Escreva na lousa as principais características de cada planeta rochoso e peça aos alunos que as registrem no caderno e ilustrem os planetas rochosos. Se possível, peça que façam uma figura legendada, apontando características do planeta desenhado.
...