A criança e a escola na geração digital
Por: Angela Gavilinski Pereira de Castro • 6/9/2015 • Artigo • 6.502 Palavras (27 Páginas) • 224 Visualizações
A CRIANÇA E A ESCOLA NA GERAÇÃO DIGITAL
Angela Gavilinski Pereira de Castro, Daiane da Roza Kuhn, Daiane Rodrigues de Oliveira e Marlene Duarte Martins.
Nathalie Schneider
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 1131) – Seminário interdisciplinar I
26/05/2014
RESUMO
Este trabalho procura conhecer e descrever a evolução tecnológica no decorrer dos anos na nossa educação, pois tudo contribuiu para a melhoria do processo educacional.Já é uma realidade a introdução de métodos tecnológicos nas escolas para que seja um recurso bem aproveitado ainda depende da capacitação do professor, pois o aluno através desse poderá ir em busca do saber por si só, através de pesquisas rápidas e programas que os levam ao raciocínio lógico tornando o aluno com autonomia, se bem orientado.Evidenciamos que cada vez mais as tecnologias estão invadindo nossas casas, nossas crianças passam mais tempo se utilizando de meios tecnológicos do que tendo diálogos com sua família, mas sabendo que a tecnologia não substitui o afeto de uma boa base familiar.Foi enfatizado os riscos mostrando que as tecnologias podem se transformar em um "monstro disfarçado", pois ela também traz perigos físicos, mentais, sexuais, sedentarismo, falta de comunicação interpessoal, que depende muito da supervisão adulta para se evitar que isso ocorra com nossas crianças.Como consequência da rapidez com que nos comunicamos e recebemos informações surge a "síndrome do imediatismo" que leva a impaciência, o que nos faz parar para pensar se estamos fazendo o uso correto das tecnologias.
Palavras-chave: Tecnologia. Crianças. Inclusão.
1. INTRODUÇÃO
Tendo em vista a evolução acelerada da tecnologia em nosso meio, viemos através deste demonstrar o grande desafio do professor ao introduzir a febre tecnológica como método pedagógico, levando em consideração que este é um instrumento muito presente no cotidiano do aluno, pois a cada dia está mais presente nos lares devido a facilidade do acesso as tecnologias.
Levamos em conta também os riscos inerentes causados pelas tecnologias, sendo eles físicos, mentais e o que mais se evidencia atualmente os que são de natureza sexual.
Evidenciando a "síndrome do imediatismo", consequentemente vivemos com pressa e sem paciência, refletindo inclusive, esse comportamento dentro da sala de aula, alterando nossos relacionamentos interpessoais.
2. A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
A história da tecnologia é quase tão antiga quanto a do ser humano, e a evolução tecnológica abrange desde a antiguidade até e principalmente, os dias atuais. Quanto mais aumenta sua relação com o homem, mais acelera o ritmo dessa evolução.
Para Kenski (2012, p.15)" As tecnologias são tão antiga quanto a espécie humana. Na verdade, foi a engenhosidade humana, em todos os tempos, que deu origem às mais diferenciadas tecnologias".
...