A didática e a vida
Por: Milomacaan • 1/5/2015 • Resenha • 1.043 Palavras (5 Páginas) • 2.447 Visualizações
A DIDÁTICA E A VIDA
A didática é a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem voltada ao homem. Porém, essa ciência só tem real eficácia quando traz possibilidades para uma vida melhor, sendo assim é necessário entender os sonhos, os anseios por viver a vida em sua plenitude. Compreender primeiro, aplicar métodos em seguida.
Quando se trata do ser humano, geralmente, “falta algo”. O indivíduo busca viver a vida ao máximo, viver mais e melhor. O homem, por vezes, se priva de si mesmo em busca de algo que julga muito importante. Essa busca é resultado de sua ‘’consciência existencial, do querer livre e consciente.” Estamos na luta para “sobreviver” e na condição de ser racional/sentimental buscamos vencer a dor e os empecilhos da realização pessoal. O indivíduo deve aprender a buscar e construir sua própria vida. É por esse motivo que a educação dada nas escolas não deve apenas se basear em conhecimentos estritamente técnicos e engessados, mas ajudar na construção de conhecimento de vida e reforçando a personalidade da criança.
Pais e mestres têm como responsabilidade repassar às novas gerações sua cultura, história, mas não apenas. Devem também dar a possibilidade e incentivo para a criança, o jovem, construir também sua cultura, “escrever” sua própria história.
A DIDÁTICA E A EDUCAÇÃO
Os princípios da educação devem fundamentar a didática. Ela está a serviço e uso do educando. A base teórica é importantíssima para um posicionamento seguro na aplicação prática da pedagogia.
As gerações anteriores estão responsáveis por repassar conhecimentos às novas gerações de alunos, onde, talvez até beire a imposição do tradicionalismo, como forma de perpetuar o que foi construído, o que se pensa ser o correto a ser ensinado.
A educação é um instrumento a ser usado a favor do ser pensante que somos. Ela – educação - liberta o homem para construir um ponto de vista crítico de si e diante do mundo em que vive.
O homem privado da construção de conhecimento se torna alvo da ignorância e alienação, sendo manipulado e desacostumado a pensar por si mesmo. Perde um vasto mundo de possibilidades de criação, reinvenção de si e do seu ambiente.
A didática deve libertar o aluno para construir sua capacidade de construir e libertar e condicionar os professores a articular conhecimentos adquiridos sobre o ‘’como’’ ensinar e refletir, assim, o ‘’ para quem’’ ensinar.
A DIDÁTICA E A PEDAGOGIA
A didática e a pedagogia estão intimamente ligadas à orientação do homem. Ambas as áreas se ligam também à filosofia, abrindo mentes despertando a racionalização, gerando o próprio agir e pensar do indivíduo. A Pedagogia investiga a natureza da finalidade da educação como processo educativo e social e a Didática é umas das disciplinas da Pedagogia. A didática se une a pedagogia como instrumento direcionador das técnicas de aprendizagem, é a técnica de estimular, encaminhar o homem no curso de formação.
A DIDÁTICA
A didática quando vista apenas como métodos, teorias, técnicas, perde sua essência educativa, humanista. Claro, é necessário ter base teórica, ter metodologia, mas não apenas. A didática não é uma ciência exata, uma ‘’obra fechada’’, mas adaptativa e aberta às necessidades do aluno, podendo ser conduzida de acordo com o que for melhor no processo de aprendizagem. E por falar em aprendizagem, surge nesse processo, o questionamento do que ensinar. É preciso ter em mente que estamos lidando com crianças e não objetos inanimados sujeitos a toda sorte. Elas precisam adquirir na escola a bagagem necessária para sua vida presente, cotidiana, mas também para o tempo futuro. Surge assim o dilema da individualidade da criança, que hoje recebe tratamento padrão nas instituições de ensino. Se houvesse possibilidade de haver um ensino baseado em ensino personalizado de acordo com as facilidades e dificuldades da criança, desenvolveríamos crianças com melhor aproveitamento intelectual, até mesmo diminuindo a evasão
...