A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida
Por: Ellem Maria Reis Rodrgues Saraiva • 30/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.217 Palavras (5 Páginas) • 729 Visualizações
[pic 1]
Projeto
[pic 2]
[pic 3]
Introdução.
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”
John Dewey.
O presente desafio vem ressaltar as grandes e aceleradas mudanças do mundo atual. Hoje a sociedade e a educação, passam por um processo de imediata e eficaz adaptação. As transformações econômicas e sociais acompanham esse processo tecnológico.
As Tecnologias da informação e comunicação (TICS) são as mais desafiadoras ferramentas pedagógicas, onde o professor precisa estar preparado para encarar com atitude, dinamismo, criatividade e responsabilidade social às grandes transformações.
PROJETO
AMBIENTE/SALA TEMÁTICA
GIBITECA MULTICULTURAL
Um espaço lúdico com livre acesso a: gibis, revistas, filmes, livros, e-books, áudio books, Braille com interação virtual dinâmica através de Computadores e Tablets.
USUÁRIOS
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
JUSTIFICATIVA
A Gibiteca será um espaço alternativo de leitura e lazer, pois no local encontraremos diferentes tipos de eventos, seja cultural, educacional e/ou artístico. Uma das propostas é formar um "clubinho", onde a criança faz sua inscrição e recebe uma "carteirinha", que facilitará o acesso inteiramente grátis.
Além dos gibis, existirá no espaço da Gibiteca uma sala de leitura, com livros (infantil, literatura, pesquisas...), um cineminha e uma sala de inclusão digital (onde para ter acesso aos computadores ligados à internet, a criança ou adolescente tem que ler um Gibi) dispondo de tablets e computadores para acesso a e-books (livros virtuais) e áudio books, Braille.
OBJETIVOS.
Incentivar a leitura através de gibis e livros em HQs, uma excelente alternativa de leitura, que alia imagens às palavras de forma simples, rápida e divertida, favorecendo um aprendizado mais dinâmico.
RECURSOS TECNOLÓGICOS.
- Computadores e tablets (Web 2.0);
- Projetor;
- Aparelho de som;
- Acervo bibliotecário;
- Acervo de Gibis (adquirido através de doações);
- Recursos humanos: Arte-educadora;
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIDAS PARA SURDOS
Promover o cineminha, o uso de e-books, áudio books e Braille, facilitando acessibilidade a pessoas com deficiências que serão inseridos no contexto, também com o objetivo de desenvolver a Gibiteca móvel, uma oportunidade de levar a leitura além da sala temática.
CORPO DOCENTE
Para professores uma equipe de arte-educadora poderá auxiliar no desenvolvimento de novos projetos educacionais, com ensaios e preparação para apresentações, oficinas e palestras.
Desenvolvimento e contribuição das TICS implantado pela ONG Esperança para a formação das crianças e adolescentes.
Esse é o maior e mais precioso investimento, “o conhecimento tecnológico”, o que observamos é que os mais variados recursos tecnológicos é uma forma de conciliar o que há de mais modernos nos métodos de ensino aprendizagem, e conseqüentemente, é uma maneira de oportunizar, acima de tudo, a formação de alunos e professores comprometidos com a ética e as boas relações sociais.
A implantação desse processo educativo vem despertar no corpo docente e discente um mundo de oportunidades, de mudanças e de grandes descobertas. É se permitir, experimentar novos conceitos, novas propostas, e grandes transformações.
A ONG esperança, diante desse ousado e importante processo, abrirá as maiores portas, onde todos descobrirão e compartilharão conhecimentos, interesses e curiosidades, buscando cada vez mais interagir nesse processo transformador. Onde o professor além de exercer o seu papel de educador passa a ser também pesquisador, mediador e inovador.
As novas tecnologias criaram novos espaços do conhecimento. Agora, além da escola, a empresa, a família e o espaço social tornaram-se educativos. Cada dia mais pessoas estudam em casa, pois podem de casa, acessar todos os tipos de informações para sua formação e aprendizagem à distância.
Neste começo de um novo milênio, a educação apresenta-se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta da universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência global necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações. Essa é uma das preocupações da ONG Esperança, em implantar e consolidar o seu projeto “Esperança com tecnologias para a educação”, como resposta à crise de paradigmas.
Por outro lado, a sociedade civil (ONGs, associações, sindicatos, igrejas, etc.) está se fortalecendo não apenas como espaço de trabalho, em muitos casos, voluntário, mas também como espaço de difusão de conhecimentos e de formação continuada.
É preciso a participação mais intensa e organizada da sociedade como um todo. O acesso à informação não favorece apenas um grupo social. É um direito fundamental e primário, onde todos têm os mesmos direitos.
Exemplo 1.
Curso: Capacitação de professores no uso das TICs na educação. Conectando realidade à prática docente.
...