A elaboração do projeto educativo “Bullying e invisibilidade da violência escolar”
Por: 597.949.922-91 • 13/6/2021 • Seminário • 980 Palavras (4 Páginas) • 227 Visualizações
A elaboração do projeto educativo “Bullying e invisibilidade da violência escolar”
O Bullying é um conjunto de atitudes de violência física e ou psicológica, onde o agressor tem como intenção humilhar ou agredir vítimas frágeis, que não conseguem se defender, esse problema foi além do ambiente escolar, se tornou questão de saúde pública.
Essa violência demorou para ser identificada dentro das escolas como um problema sério que envolvia a questão social das crianças, uma vez que a pratica do bullying estava se tornando cada vez mais comum e violenta dentro do ambiente escolar. O assunto começou a ser abordado a partir da década de 1990, onde pesquisas sobre o assunto passaram a ser destacadas. Em 2001 a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia) começou a estudar sobre o assunto, pois segundo o Parâmetro Curriculares nacionais (PCN´s) “Cabe a escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (P. 32)
Existem 3 tipos de Bullying: Verbal, Psicológico e físico.
O Bullying verbal é o mais comum entre as violências, pois envolve difamação, fofocas, críticas e apelidos pejorativos, e o agressor age de forma silenciosa e escondida do professor.
O Bullying Psicológico ocorre através do isolamento e exclusão escolar, quando uma criança é humilhada na frente de outras. Nele não ocorrem necessariamente agressões físicas e justamente por isso pode ser muito perigoso, visto que se pode ridicularizar uma pessoa sem ofendê-la de forma direta, apenas excluindo.
O Bullying Físico é o mais visível e por isso o mais percebido entre professores e pais de alunos, aqui, todas as agressões físicas são possíveis de ocorrer entre as crianças, envolvem não apenas chutes e murros como também objetos perfurantes, como estiletes e até armas de fogo.
A violência dentro das escolas tem sido cada vez mais comuns, tipos de comportamentos causados pelo bullying, apesar de ser um assunto muito abordado nos dias de hoje, ainda sim suas consequências e sofrimento causado por ele, são negligenciadas e invisíveis na maioria das vezes. Praticas essas, que muitas vezes, têm como principais aliados os próprios professores, que sem perceber e até mesmo intencionalmente praticam o bullying com uma ou mais crianças consideradas “diferentes” ou “frágeis” por não saber ou poder se defender, pois o professor é a principal autoridade dentro da sala de aula.
Fechar os olhos para tais práticas abre uma lacuna e impede que problemas sérios de violências físicas e psicológicas possam ser tratados e superados desde cedo, além da escola ser vista como a principal meio da produção desse sofrimento, é necessário desenvolver políticas de prevenção à violência tanto para alunos quanto para os próprios professores.
1 Tema: Bullying, uma agressão silenciosa no ambiente escolar.
2 Justificativa
O bullying é uma forma de violência onde nem sempre se caracteriza por agressão física, e pode até ser de forma virtual (Cyberbullying), onde tem como características difamação, humilhação, apelidos de cunho depreciativo e até a exclusão da vítima como forma de intimidação, esses tipos de violência podem ocorrer em diversos ambientes sociais, mas a grande maioria de casos graves e recorrentes são dentro do ambiente escolar, onde muitas vezes em seus casos mais graves, pode ocorrer o Bullycídio, o termo utilizado quando ocorro o suicídio da vítima de bullying.
As vítimas do bullying geralmente são crianças tímidas e introvertidas, características físicas também podem transformar uma criança em vitima como, altura, peso, uso de óculos, espinhas, deficiência física ou qualquer outro aspecto que fuja do “padrão de beleza” ou da “normalidade” para o agressor, onde está buscando sempre um “motivo” para seu comportamento.
3 Público atendido: Alunos do ensino fundamental, do 3º ao 9º ano.
4 Objetivos
4.1 Geral: Tendo em vista a importância do assunto, a relevância do projeto visa como as crianças entendem o Bullying e a seriedade de tal problema, que pode causar danos significativos na vida de quem sofre bullying. É importante também conscientizar e estimular a pesquisa e dialogo sobre o assunto, para desenvolver uma reflexão sobre a gravidade dessas práticas.
...