A escola e seu papel de mediar o conhecimento sobre a origem humana
Por: Naura Martins • 22/6/2015 • Resenha • 468 Palavras (2 Páginas) • 650 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PEDAGOGIA
TG – TRABALHO EM GRUPO
A escola e seu papel de mediar o conhecimento sobre a origem humana
ALUNOS (AS):
ALEXANDRIA FERREIRA DA SILVA RA 1306962
NAURA MARTINS DA SILVA RA 1306960
Acreúna
2015
A escola e seu papel de mediar o conhecimento sobre a origem humana
Atualmente muito se discute sobre a origem da Terra e mais ainda sobre a origem do ser humano. Vários estudiosos têm direcionado seus esforços a solucionar tais indagações que surgem não apenas na vida adulta, mas desde a tenra idade.
Na busca por solucionar esses questionamentos a escola assume um papel relevante e desafiador de mediar o conhecimento, não por crenças individuais, mas na perspectiva de conhecer as diversas teorias desenvolvidas ao longo dos tempos. Esse é um tema complexo, mas que merece a atenção de todos envolvidos no processo educativo.
Aqui serão ressaltadas duas teorias: a teoria evolucionista e a teoria criacionista. Ambas são direcionadas a esclarecer os fatos que envolveram o surgimento do ser humano e também da Terra.
A teoria do evolucionismo foi desenvolvida pelo estudioso Charles Darwin que defende a ideia da seleção natural, onde todos os seres vivos são capazes de se adaptar ao local em que vive e que a predominância do mais forte determinará sua sobrevivência. Assim há uma seleção onde cada espécie se auto constrói, o que gera mudanças e evoluções das mesmas, o que se aplica também ao ser humano que se desenvolveu e tem como suas origens o homo sapiens.
Na teoria do criacionismo o surgimento da vida se deu por meio de um Deus que criou, construiu os céus, o Universo. Essa teoria tem como base a Bíblia, o surgimento ser humano não da Terra e do próprio ser humano não é fruto do acaso, mas de um plano elaborado. Os adeptos a esta teoria creem em Jesus Cristo, na sua vinda a Terra e são chamados de cristãos.
Duas teorias distintas que se assemelham apenas em como a vida surgiu, mas no restante se divergem em suas colocações.
No entanto, cabe a escola o papel de informar explicar cada teoria e seus fundamentos, esse não pode ser negligenciado e sim assumido com responsabilidade respeito a cada aluno como cidadão que possuem direitos e também deveres.
Não é a escola a responsável por formar cidadãos capazes de viver em sociedade de maneira ativa? Pois bem essas reflexões são parte importante de um todo, e a possibilidade que cada um tem para fazer suas escolhas sejam elas mentais, sociais, físicas ou espirituais.
Referência bibliográfica
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva , 2005.
...