A importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade brasileira
Por: nidia123 • 5/7/2015 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1]
Aluna: Leiranídia de Oliveira Lopes Santos
Disciplina: Metodologia da Educação de Jovens e Adultos
Tutora: Maria Antônia
Curso: Pedagogia licenci – sem
Série: 6 turma: F
Código: 2201192959 Data: 17/05/2015
A importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade brasileira
Durante muito tempo na sociedade brasileira, o analfabeto foi considerado como um sujeito desprovido de conhecimento e cultura. A maior parte dessas pessoas são de classe trabalhadora, vivendo de subemprego ou desempregados. Muitas das vezes, são marginalizados pela escola e marcados por uma história de entradas e saídas de cursos anteriores, por motivos como cansaço após a jornada de trabalho, desestímulo, preconceito alimentação deficiente e metodologia pedagógica deficiente. E, acabam procurando outras modalidades de ensino para não se sentirem marginalizados e buscarem melhores possibilidades de emprego.
Assim, torna-se de fundamental importância o fortalecimento da sociedade cidadã com a redução definitiva deste contingente de analfabetos. Dentro deste contexto, a educação de jovens e adultos (EJA) surge como uma modalidade de ensino para proporcionar práticas educacionais mais próximas quanto possível da realidade dos alunos assegurando-lhes seu direito à alfabetização e a educação. Segundo Paiva (1973), a educação de jovens e adultos é toda educação destinada àqueles que não tiveram oportunidades educacionais em idade própria ou que tiveram de forma insuficiente, não conseguindo alfabetizar-se e obter os conhecimentos básicos necessários.
A educação de jovens e adultos deve promover um ambiente agradável de aprendizagem para seus alunos com acolhimento e respeito à sua condição econômica e social, o que permite aumentar sua autoestima, fortalecendo a confiança na sua capacidade de aprendizagem e valorizando a educação como meio de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Nesta modalidade de ensino, o professor deve valorizar as experiências de vida, a diversidade dos alunos e os conhecimentos informais acumulados na sua trajetória de vida para que o aluno se sinta motivado durante a alfabetização e aprendizagem.
A educação de jovens e adultos tem mostrado experiências práticas de educação popular que vêm dando oportunidades para adultos e jovens que necessitam de apoio na sua alfabetização. Dentre estas experiências, destaca-se o Movimento de Alfabetização de Adultos (MOVA) que constitui um movimento com participação da sociedade civil organizada (empresas, igrejas, entidades sociais, associação bairro e outros). O MOVA busca assegurar a todos os jovens e adultos o direito à escolaridade, combatendo o preconceito em relação ao analfabeto.
A educação de jovens e adultos deve ser valorizada e incentivada, pois visa escolarizar e socializar os indivíduos que não tiveram a oportunidade de estudar e, por conseguinte, sentem-se discriminados por não saberem ler e escrever. A EJA juntamente com o MOVA, além de um direto, é uma questão de igualdade, de inclusão e de resgate da cidadania, violados pelo analfabetismo. A educação de jovens e adultos deve buscar sempre a formação para o exercício da cidadania e a articulação da educação ao mundo do trabalho.
...