A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento
Por: Janaina Gomes • 6/11/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 728 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar a importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais e os benefícios que o ato literário traz para o início dessa fase. Será abordada a relevância para o desenvolvimento e aprendizado da criança dentro de uma perspectiva psicológica, intelectual e social.
Atualmente há em nosso meio excelentes instrumentos para auxiliar às crianças em todas as etapas do desenvolvimento, nesta pesquisa em especial, os livros literários. Estes que poderão alcançar e aguçar um mundo imaginário, lúdico e didático também. Dar a estas crianças a oportunidade de conhecer novas histórias, é trazer continuamente um desenvolvimento cognitivo, incentivo à fala e introduzi-las num futuro domínio da escrita e leitura de uma forma mais leve, clara e objetifica.
Portanto, o trabalho em si objetifica a importância de esclarecer o que a leitura e o livro literário representam na infância e seus inúmeros benefícios trazidos desde as primeiras fases de um bebê, acompanhando-o nas brincadeiras de contos de fadas até a o momento de iniciação no mundo escolar.
Desde cedo, a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita:
ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que
circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua
concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores. Na educação Infantil, a imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças conhecem e das curiosidades que deixam transparecer. As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas da manipulação de livros.
Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão construindo hipóteses sobre a escrita que se revelam, inicialmente, em rabiscos e garatujas e, à medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas,
não convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como
sistema de representação da língua. (Base Nacional Comum Curricular, p. 44).
5
DESENVOLVIMENTO
A alfabetização é a construção e apropriação da língua escrita, onde a criança representa e cria um significado a ela. O Letramento é a habilidade de usar a escrita em atividades e práticas sociais.
...