A importância do Currículo das Relações Interpessoais na Infância
Por: patisantus • 20/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 296 Palavras (2 Páginas) • 768 Visualizações
A importância do Currículo e das Relações Interpessoais na Infância
Segundo Moreira (1999), o currículo na Educação diz respeito a conteúdos ou experiências de aprendizagem, idéias ou planos de objetivos educacionais.
As alterações do currículo vai depender do tipo de crianças com quem o professor vai trabalhar e deve abranger as necessidades dessas crianças e focar no desenvolvimento que elas precisam ter, levando em conta o "para quem" e "onde" que determinam a organização curricular.
A visão que o educador tem sobre seus alunos é muito importante para elaboração do currículo, é necessário pensar no tipo de cidadãos que serão no futuro e de que forma lidarão com situações cotidianas e suas expectativas.
Não podemos deixar a escola ser vista como um lugar de depósito de crianças, onde são deixadas porque os pais passam o dia trabalhando e não tem com quem deixar os filhos, o educador precisa entender qual a importância da criança na sociedade.
Nas relações interpessoais é importante que o educador veja o aluno como pessoa, relacionando-se afetivamente e transmitindo segurança, acolhendo a criança considerando suas angústias e aflições que nem sempre são entendidas ou notadas pelos pais.
É importante aproveitar as diferenças, dando oportunidade a cada um de ser ouvido e proporcionar oportunidades de aprender e respeitar a si próprio e respeitar o outro.
Esse respeito é também desenvolvido no trato com outras crianças, pois aprenderão a brincar, dividir, respeitar e aprender com o outro.
É preciso que o professor estabeleça uma relação com a família da criança, criando um vinculo de parceria para que a criança entendida em suas aflições e ajudada de forma objetiva, assim ela saberá que pertence aos grupos escolares e familiares.
Em resumo é importante a relação entre os alunos individualmente e sua família afim de desenvolver um bom trabalho na Educação.
...