A importância do movimento no aprendizado
Por: Sirlene Borges da Assunção • 13/10/2016 • Dissertação • 919 Palavras (4 Páginas) • 318 Visualizações
UERJ/CEDERJ
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Polo: Paracambi
Disciplina: 1° Seminário de Praticas Educativas
Aluna: Sirlene Borges da Assunção Souza
A importância do movimento no aprendizado
A sociedade de alguma forma despreza a importância dos movimentos dentro e fora dos colégios. O capitalismo busca um imediatismo de resultados e acabam não percebendo o movimento como parte fundamental do ensino, deixando de lado metodologias que possibilitam a interligação entre o motor e cognitivo. Cabe ao professor, não só o profissional de educação física, saber proceder de maneira correta explorando mais o movimento, que traz muitas vezes um leque de informações sobre os alunos em questões culturais, emocionais, e outras diversas.
Fica então perceptível que o movimento tem um plano secundário dentro dos âmbitos escolares, deixando de lado a importância da relação entre corpo e mente. É necessário o entendimento da importância do movimento para melhor desenvolvimento da criança. O aperfeiçoamento de habilidades motoras implica diretamente na melhora de habilidades cognitivas, principalmente nos primeiros meses e anos de vida de uma criança, onde a percepção deve ser fortemente explorada de todas as maneiras possíveis. O trabalho explorando os sentidos sensoriais é de suma, importantíssimo. Noção de perto e longe, tamanhos diferentes, cores, barulhos, musicas, ritmos, texturas macias, duras, ásperas, piso inclinado e declinado, essa quantidade de diferentes objetos e situações onde a criança pode explorar uma variedade de sensações devem ser apresentados a elas para um melhor desenvolvimento. Sem esquecermos-nos de sempre incentivar a imaginação dessas crianças na execução de cada tarefa proposta a elas.
As atividades devem ser realizadas respeitando o grau de complexidade de cada habilidade relacionada à idade da criança. Após a maturidade da habilidade especifica a criança deve experimentar novas atividades, saindo de sua “zona de conforto”.
Segundo Darido (2001) o principal objetivo da educação física é oferecer experiências de movimentos adequadas ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, afim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada. A criança deve aprender a se movimentar para adaptar-se às demandas e exigências do cotidiano e termos de desafios motores.
Deve-se fazer além, uma aula de educação física não é apenas praticar esportes na quadra do colégio. O meio de aprendizado com esportes também pode e deve ser usado, mas a percepção do professor nas atividades passadas ao aluno deve ser mais aguçada, e devem atender mais as necessidades do aluno não só na melhora das habilidades motoras, mas através delas, melhorar também a cognição, a cultura, a interatividade, a socialização, entre outros aspectos.
Levando em conta as atividades da oficina realizada, observei não só na teoria, mas vivi na prática, a relevância que a aprendizagem através do lúdico corporal é mais prazerosa e facilita a atenção e obtenção de novos conhecimentos, além de complementar à lacuna do aprendizado, que é de certo modo incompleto sem as atividades do movimento.
Essa importância do movimento pode ser observada no filme Sociedade dos Poetas Mortos. O filme relata a realidade de um colégio em regime de internato somente para alunos do sexo masculino, com um ensino tradicional e rígido. Mostra a importância do papel do professor, não só no ensino programado pelo colégio, mas na formação de caráter
...