A importancia da musica na educacao infantil
Por: deyse31 • 20/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.031 Palavras (13 Páginas) • 872 Visualizações
A IMPORTANCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autora: Deyse Cristina mariano
Professora Orientadora: Fabiana de Melo Giacomini Garcez
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI
CURSO DE PEDAGOGIA
Turma (PED 0785) – ESTÁGIO II Educação Infantil
21/05/15
RESUMO
Este trabalho aborda a importância da música na educação infantil e busca relatar a experiência do estágio realizado com crianças de uma instituição de educação infantil com idade entre 3 a 4 anos. O trabalho teve como objetivo possibilitar as crianças uma experiência musical, proporcionando a eles desenvolver o gosto e a sensibilidade em relação a música. Através de canções, brincadeiras e atividades. E ao longo do relatório abordarei sobre a importância da música como parte essencial do ensino/aprendizagem das crianças.
Palavras-chave: Musica. Educação Infantil. Ensino Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
A presença da música na vida das pessoas tem muitas contribuições para o desenvolvimento, inteligência do ser. A música vem contribuindo cada vez mais no desenvolvimento da criança. Esta presente mesmo antes delas conhecerem o mundo das letras. Em umas das culturas a presença da música na vida do individuo fica muito evidente. Essa expressão cultural acompanha o desenvolvimento e as relações interpessoais nas comunidades. E fato que a música vem acompanhado as crianças desde o ventre materno, por isso, o ritmo que embala as brincadeiras infantis é cantarolada tão carinhosamente por elas. (CHIARELLI; BARRETO, 2005)
A musicalização pode contribuir muito com a aprendizagem da criança, e nos trazendo sugestões de atividades e de analisar o papel da música na educação infantil. Na educação infantil podemos trabalhar sempre de uma forma prazerosa, onde a criança tenha um espaço lúdico, proporcionando uma aprendizagem correta.
Compreender a importância da música e seus benefícios na educação infantil tendo em vista que a música não esta somente ligada a canções e cantiga e sim também um grande desafio norteando a música como colaborador no desenvolvimento da criança para um melhor trabalho nas atividades propostas e realizadas, além de enobrecer outras potencialidades da criança.
A música é uma forma de expressão artística, tanto no campo popular, como no erudito.
A linguagem musical faz-se presente especificamente no Brasil, em suas diversas classes sociais e também nas diferentes manifestações religiosas que se espalham por todo território nacional. Embora sua linguagem seja diversificada, dependendo de onde venha essa expressão cultural, a música acompanha o desenvolvimento e as relações interpessoais em suas comunidades, bairros e cidades.
Nas brincadeiras infantis, as crianças usam a música como forma de expressão e também para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem.
1.2 A MÚSICA COMO FORMA LUDICA DE APRENDIZAGEM
A música pode ser uma das peças fundamentais para o desenvolvimento da autonomia e identidade da criança. A música além de ajudar no desenvolvimento da criança, também trás a cultura e ajuda na construção do conhecimento significativo da criança.
As crianças precisam de música, o som o ritmo, a melodia faz parte da vida das crianças dês de muito cedo. A voz da mãe nas canções de ninar, ao ensinar as primeiras palavras, ao falarem seus nomes entre outras.
A música tem de uma forma mostrar que as atividades musicais podem ser propostas de forma a estimular não somente o gosto pela música, mas também como desempenho autônomo e criativo por parte da criança.
Segundo Brescia (2003, p.25), a música linguagem universal, tendo participado da historia da humanideda desde as primeiras civilizações. As primeiras músicas seriam usadas em rituais, como nascimento, casamento, mortes e fertilidades com o desenvolvimento da sociedade a música também passou a ser usada em louvores a lideres e nas procissões do antigo Egito e Seméria.
2 CONCEPÇÕES E ANÁLISE SOBRE A MÚSICA
2.1 REFERENCIA CURRICULARES NACIONAIS SOBRE A MÚSICA
O presente documento Referencial Curricular Nacional (1998) apresenta em seu corpo: estratégias, sugestões, reflexões, conhecimento do mundo orientações que irão contribuir com o profissional na área da educação para aplicação do trabalho, tendo apoio do sistema de ensino municipal e estadual respeitando sempre o estilo pedagógico, as experiências oferecidas pelas crianças. Levando em conta que Referencia Curricular Nacional é um documento inacabado; requer que o profissional da educação esteja com constante pesquisa.
Na educação não é obrigatório, mas o professor de classe trabalha no tradicional, nas praticas pedagógicas do cotidiano, faz apresentação para os pais e eventos comemorativos da creche, pois se tem em vista que a música é muito importante no desenvolvimento da criança, ex: a criança de zero á 03 anos se trabalha o lúdico, produzindo silencio com a voz, utilizasse muitos jogos e atividades musicalizadas que iram fazer com que a criança perceba os diversos sons na brincadeira, já a criança de 04 a 06 se trabalha, mas com interpretação musical, linguagem e reflexão, com jogos e brinquedos de memoria musical.
2.1 LEIS DE DEDIRETRIZES E BASES DA EDUCACAO NACIONAL (LEI N 9.394/96).
Lei de Diretrizes e Bases de dezembro de 1996 é uma ferramenta muito importante para o profissional da educação e para todos que são envolvidos nesse meio. O documento referido se trata de leis educacionais e leis educacionais tanto da parte administrativa, pedagógica e burocrática da instituição. Possuindo temas diferentes desde a educação infantil até o ensino superior, caracterizando o ensino obrigatório gratuito para todo cidadão; determina à função do governo federal, estadual e municipal no tocante a gestação na área da educação, apontam funções e obrigações dos profissionais da educação como professores, diretores etc.
Lei 11.769 agosto de 2008 artigos 26
...