MÚSICA: SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: sonia3w24 • 14/4/2019 • Projeto de pesquisa • 1.726 Palavras (7 Páginas) • 431 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
PORTFOLIO
Sinop-MT
2019
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
PORTFOLIO
Portfólio apresentado ao centro universitário Claretiano na disciplina de Neuroanatomia
Professor Responsável: Edson Donizetti Verri
Acadêmico: Roberto Stavarengo
Sinop-MT
2019
1-Como é organizado o sistema nervoso no corpo humano.
O sistema nervoso apresenta duas divisões anatômicas:
A parte central do sistema nervoso (PCSN) inclui o encéfalo e a medula espinal.
A parte periférica do sistema nervoso (PPSN) consiste nos nervos espinais, suas raízes e seus ramos; nervos cranianos (NC) e seus ramos; e componentes da divisão autônoma do sistema nervoso (DASN).
2-Como é a parte central do sistema nervoso humano.
O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos). O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo.
O sistema nervoso central comanda várias funções em nosso corpo, sendo primordial para o seu bom funcionamento. O cérebro é responsável pela percepção dos diferentes estímulos externos através dos sentidos, da inteligência e da memória
3-Como é a parte periférica do sistema nervoso.
A parte periférica do sistema nervoso (PPSN) consiste em fibras nervosas e corpos de neurônios que conectam a parte central do sistema nervoso com as estruturas periféricas Os nervos periféricos consistem em feixes de fibras nervosas, seu revestimento de tecido conjuntivo e vasos sanguíneos (vasa nervorum). Uma fibra nervosaconsiste em um axônio, o prolongamento único de um neurônio; seu neurilema, as membranas celulares das células de Schwann, envolve imediatamente o axônio, separando-o de outros axônios; e seu endoneuro, uma bainha de tecido conjuntivo. Na parte periférica do sistema nervoso, o neurilema pode ter duas formas, criando duas classes de fibras nervosas
1. O neurilema das fibras nervosas mielinizadas possui uma bainha de mielina que consiste em uma série contínua de células de Schwann envolvendo um axônio individual, formando a mielina.
2. O neurilema de fibras nervosas amielínicas consiste em axônios múltiplos incorporados separadamente no citoplasma de cada célula de Schwann. Essas células de Schwann não produzem mielina. A maioria das fibras nos nervos cutâneos (nervos responsáveis pela sensibilidade da pele) é amielínica.
4-Quais são as funções do sistema nervoso
O sistema nervoso possibilita ao corpo reagir a mudanças contínuas nos seus ambientes interno e externo. Ele controla e integra as várias atividades do corpo, como circulação e respiração. Para propósitos descritivos, o sistema nervoso humano é dividido como se segue:
•Estruturalmente, em parte central do sistema nervoso (PCSN), composta do encéfalo e da medula espinal, e parte periférica do sistema nervoso (PPSN), que consiste em fibras nervosas e corpos celulares fora da PCSN, que conduzem impulsos para a parte central do sistema nervoso ou para longe dela.
•Funcionalmente, em divisão somática do sistema nervoso (DSSN), o sistema nervoso voluntário, que transporta sensação (p. ex., dor) da pele e das articulações (p. ex., propriocepção) e inerva o músculo esquelético, e divisão autônoma do sistema nervoso (DASN), o sistema nervoso involuntário, que inerva o músculo liso (p. ex., na parede dos vasos sanguíneos), as glândulas (p. ex., glândulas sudoríferas) e as vísceras nas cavidades do corpo (p. ex., coração, estômago e bexiga urinária).
5-Descreva como é um neurônio (quais são suas partes básicas)
O neurônio, ou célula nervosa, é a unidade funcional básica do sistema nervoso. Um neurônio é composto por seu corpo celular e processos (axônios e dendritos). Processos neurais longos são frequentemente chamados de fibras. Geralmente os neurônios são classificados como aferentes ou eferentes:
Neurônios aferentes, ou sensoriais, recebem influxo proveniente das estruturas periféricas e o transmitem para a medula espinal e/ou encéfalo.
Neurônios eferentes, ou motores, transmitem impulsos do encéfalo e/ou medula espinal para os efetores (musculo esquelético, musculo cardíaco, musculo liso, glândulas) por todo o corpo.
6-Dê a classificação morfológica ou histológica ou anatômica.
Os neurônios podem ser classificados quanto à sua morfologia e ao tamanho de seus prolongamentos em: neurônios multipolares, que apresentam mais de dois prolongamentos celulares, o que representa a maioria dos neurônios; neurônios bipolares, que possuem um dendrito e um axônio (ocorrem na retina, na mucosa olfativa e nos gânglios coclear e vestibular); e neurônios pseudo-unipolares, o qual apresenta próximo ao pericário prolongamento único que se bifurca enviando um ramo para a periferia e outro para o SNC, encontrado nos gânglios espinhais.
7-Dê a classificação funcional dos neurônios (direção do impulso nervoso).
Os neurônios podem ser classificados quanto à sua morfologia e ao tamanho de seus prolongamentos em: neurônios multipolares, que apresentam mais de dois prolongamentos celulares, o que representa a maioria dos neurônios;
Neurônios bipolares, que possuem um dendrito e um axônio (ocorrem na retina, na mucosa olfativa e nos gânglios coclear e vestibular);
Neurônios pseudo-unipolares, o qual apresenta próximo ao pericário prolongamento único que se bifurca enviando um ramo para a periferia e outro para o SNC, encontrado nos gânglios espinhais
...