A Estimulação Precoce e sua Importância na Educação Infantil
Por: jepagliosa • 10/9/2019 • Monografia • 7.130 Palavras (29 Páginas) • 231 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10]
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 11]
A ESTIMULAÇÃO PRECOCE E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.
Orientador: Prof. Okçana Battini
TESSARO, Jéssica Pagliosa. A Estimulação Precoce e sua importância na Educação Infantil. 2015. 32 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Veranópolis, 2015.
RESUMO
Este projeto visa analisar o conceito de estimulação precoce e sua importância na educação infantil. Apoiou-se em um estudo de vários autores que escreveram e debateram sobre estimulação precoce e sua importância. Sabemos que as crianças que ingressam na escola desde os quatro meses precisam ser atendidas plenamente para que ocorra seu saudável desenvolvimento. Nesse momento é que precisamos refletir o quão importante é a prática de atividades de estimulação para essas crianças. Nesse projeto está descrito diversas atividades prontas para serem aplicadas em bebês e crianças pequenas. Elas têm por objetivo que a criança evolua nos processos e resultados significativos de seu desenvolvimento integral, a fim de oferecer as mesmas as condições básicas para a sua independência pessoal nas diferentes áreas evolutivas. Elas estimulam áreas do desenvolvimento físico, motor, cognitivo e sensório-emocional assim como também a linguagem. A avaliação baseia-se na observação das condutas e na evolução das diferentes etapas do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Estimulação precoce. Importância. Criança. Desenvolvimento. Atividades.
SUMÁRIO
1 Introdução..................................................................................................1
2 Revisão Bibliográfica .................................................................................3
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino.................................14
3.1 Tema e linha de pesquisa........................................................................14
3.2 Justificativa...............................................................................................14
3.3 Problematização........................................................................................14
3.4 Objetivos...................................................................................................15
3.5 Conteúdos................................................................................................16
3.6 Processo de desenvolvimento..................................................................16
3.7 Tempo para a realização do projeto.........................................................22
3.8 Recursos humanos e materiais.................................................................22
3.9 Avaliação....................................................................................................23
4 Considerações Finais...................................................................................24
5 Referências..................................................................................................27
- INTRODUÇÃO
O presente projeto de ensino aborda o tema: A estimulação Precoce e sua importância na Educação Infantil. Através do estudo e leitura dos autores que fundamentam o assunto sobre estimulação precoce, consegui aprofundar esse tema que é de suma importância para quem trabalha na educação infantil.
Percebemos a criança como um todo, um ser que necessita de cuidados e educação, e que a mesma se forma com a família, escola e comunidade. Sabemos que algumas crianças passam mais tempo nas escolas do que com os próprios pais. Devemos com isso suprir esta falta da mãe e talvez até a falta de informação, aproveitando para explorar a fundo as potencialidades, sem privar a criança do máximo de liberdade e autonomia, tendo o cuidado de reforçar as aquisições motoras da criança.
As atividades de estimulação precoce aqui propostas se fundamentam nas teorias de desenvolvimento da criança, dessa maneira oferecesse a essas crianças uma intervenção bem sucedida.
As atividades de estimulação consistem em exercícios psicomotores para estimulação visual, auditiva e tátil, os quais são divididos em duas categorias: os realizados com a criança deitada e os com a criança sentada. Devem ser aplicadas preferencialmente com os bebês de forma individual. Outro recurso utilizado é o canto e a conversa com os bebês, estimulando sua capacidade auditiva e procurando estabelecer o vínculo para desenvolvimento das outras atividades de estimulação precoce.
Tais atividades têm por objetivo que a criança evolua nos processos e resultados significativos de seu desenvolvimento integral, a fim de oferecer as mesmas as condições básicas para a sua independência pessoal nas diferentes áreas evolutivas. Elas estimulam áreas do desenvolvimento físico, motor, cognitivo e sensório-emocional assim como também a linguagem.
Nesse projeto esta elencada atividades de estimulação prontas para aplicar em crianças. Dentre elas massagem de rosto, descontração de braços, pernas e mãos, movimentos respiratórios, abdominais e dorsais brincadeiras com fantoches, piscina de bolinhas e várias outras. Todas elas especificando os objetivos a serem alcançados. Para a realização de tais atividades serão necessários tais objetos: colchonete, colchão; almofadas, travesseiros; espelho; voz; material de sucata, bolinhas, brinquedos de borrachas que possam ser levados á boca. Objetos variados: argolas, chaves de plástico, brinquedos de apertar, chocalhos, brinquedos sonoros. Fantoches e rádio com músicas infantis.
...