A importancia da relação entre o supervisor pedagogico e o corpo docente como facilitadores da aprendizagem
Por: Aíssa Nunes Edinho Nunes • 6/12/2016 • Artigo • 773 Palavras (4 Páginas) • 558 Visualizações
A Importância Da Relação Entre o Supervisor Pedagógico e o Corpo Docente Como Facilitadores Da Aprendizagem
Aíssa Rita Sisconeto Nunes[1]
Jander Barbosa Lacerda[2]
RESUMO: O presente pôster tem como escopo a reflexão sobre a relação entre supervisor pedagógico e o corpo docente na construção da aprendizagem e uma consequente transformação na educação. Dessa forma, o objetivo é analisar a ação do supervisor pedagógico e sua transformação, e a contribuição junto com o corpo docente para a transformação da aprendizagem. O trabalho resultou de uma pesquisa qualitativa, como requisito para conclusão da Pós-graduação em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela UCAM, Instituto Passo 1.
Palavras – Chaves: Supervisor. Pedagógico. Construção. Aprendizagem.
- INTRODUÇÃO
Antes de ser visto como um auxiliador na construção da aprendizagem, o papel do supervisor pedagógico era tido como um papel negativo, sempre pronto para fiscalizar e reprimir toda e qualquer conduta emanada dos professores, gerando, pois, distanciamento e incômodo. Sendo assim, o presente trabalho busca compreender e refletir sobre a evolução do conceito de supervisão de ensino, identificando quais suas competências e como pode-se interferir na relação supervisor e professor, apontando possíveis caminhos para a solução dos problemas eventualmente ocasionados pela falta de conhecimento e possibilitando a aprendizagem de maneira facilitada.
- DESENVOLVIMENTO
Em virtude desta análise, é preciso delimitar o significado da supervisão pedagógica no Brasil, para tanto, é possível que se estabeleçam diversos parâmetros conceituais, quais sejam, significado disposto indiretamente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), bem como o significado morfológico do termo. Nessa toada, segundo a definição encontrada nos dicionários de língua portuguesa supervisão é o “ato de supervisionar”.
Noutro norte, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, (art.64), estabelece que tal função é exercida por aquele profissional que coordena, supervisiona, acompanha e lidera o trabalho exercido pela equipe docente da instituição de ensino, isto é, articula as práticas educativas objetivando uma formação humana de qualidade.
Para Mendes (1998 apud PORTO, 2007) a função do supervisor se agrupa em três núcleos: técnico, administrativo e social. Como técnico, ele investe na formação de seus professores e investiga a realidade escolar; como administrador, ele mantem a escola e como social, ele trabalho junto com o corpo docente, os discente e toda a comunidade escolar em prol de uma melhora na qualidade da educação.
Para Libaneo (2004), o coordenador pedagógico é aquele que responde pela viabilização, integração e articulação do trabalho pedagógico, estando diretamente relacionado com os professores, alunos e pais. Junto ao corpo docente o coordenador tem como principal atribuição a assistência didática pedagógica, refletindo sobre as práticas de ensino, auxiliando e construindo novas situações de aprendizagem, capazes de auxiliar os alunos ao longo da sua formação. (MERCADO, 2010)
...