A importância da água na vida terrestre
Por: F.Dalpiaz • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.837 Palavras (8 Páginas) • 290 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO
Titulo: A IMPORTANCIA DA ÁGUA NA VIDA
TERRESTRE
PROJETO APRESENTADO COM O FIM DE CONCIENTIZAR OS ALUNOS,
E A COMUNIDADE SOBRE O USO DA ÁGUA E A SUA ESCACEZ.
Alunos:
Marcelo Paulino da Silva RA1409358
Daniel Sincos RA1409489
Igor Vinicius RA1444530
POLO
Jaraguá do Sul
2015
TG – Turma 2014 – PEDAGOGIA
Autores:
Marcelo Paulino da Silva RA1409358
Daniel Sincos RA1409489
Igor Vinicius RA1444530
Titulo: A IMPORTANCIA DA ÁGUA NA VIDA
TERRESTRE
Trabalho de Pedagogia apresentado na disciplina Projeto e Pratica de Ação Pedagógica com o intuito de uma formação concientizadora.
Professora orientadora: Natane de Almeida
POLO
Jaraguá do Sul
2015
A IMPORTANCIA DA ÁGUA NA VIDA TERRESTRE
SUMÁRIO
- TEMA .................................................................................................................. 4
- JUSTIFICATIVA ............................................................................................... 5
- SITUAÇÃO-PROBLEMA ..................................................................................5
- PÚBLICO-ALVO ................................................................................................5
- O OBJETIVO .......................................................................................................5
- EMBASAMENTO DOUTRINÁRIO.................................................................6
- PERCURSO.........................................................................................................7
- CRONOGRAMA DE ATIVIDADES................................................................8
- RECURSOS..........................................................................................................8
- CONCLUSÃO......................................................................................................8
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................8
A IMPORTANCIA DA ÁGUA NA VIDA
TERRESTRE
PROJETO APRESENTADO COM O FIM DE CONCIENTIZAR OS ALUNOS,
E A COMUNIDADE SOBRE O USO DA ÁGUA E A SUA ESCACEZ.
JUSTIFICATIVA – Se examinarmos o globo terrestre, veremos e poderemos mostrar que a maior parte, ou seja 75%, é água. Com isto vemos que sem água nada tem vida. O corpo humano e na sua grande maioria os animais e plantas tem até 70% de água em sua composição. Os projetos interplanetários, como agora em Marte, sempre procuram se há água nos planetas explorados, pois se há água, provavelmente há vida. O organismo humano, bem como todos os seres vivos, por menor que seja não viverá sem este líquido precioso e tão comum. Sem ela os animais morreriam desidratados, as plantas não cresceriam e não dariam frutos e sementes, os alimentos não poderiam ser elaborados, os peixes não existiriam, as algas não sobreviveriam etc. Portanto justificativas não faltariam para nós estudarmos e alarmarmos diante de uma possível diminuição e talvez falta deste líquido universal. Como encabeça muito bem sua tese o Doutorando em Ciências Sociais da UNICAMP (2001), o formando LAYRARGUES, PHILIPPE POMIER “Muito prazer, sou a educação Ambiental, seu novo objeto de estudo sociológico”(1) . Porque realmente é altamente sociológico, onde envolve toda a sociedade.
SITUAÇÃO PROBLEMA – Se conscientizarmos os pequenos já na tenra idade poderemos salvar o planeta, tendo água para todos. Por outro lado temos os desperdícios, o mau uso, a poluição e as contaminações das nascentes e rios e todos os mananciais aquíferos do entorno de nossas casas, cidades, colégios etc.
PÚBLICO ALVO – De imediato são os alunos da nossa sala de aula do quarto ano, mas ainda mais todo o colégio, envolvendo os outros professores, funcionários, os pais, parentes e comunidades, se possível.
O OBJETIVO – “Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizades e convivência”. Conforme nos ensina Paulo Freire (2). Envolvendo todos e tudo que podemos para, primeiro tirá-los da letargia e depois partir para a ação. Primeiro por uma ação doutrinária, ideológica, mas em seguida para a prática. Poderemos imaginar uma situação um tanto rara, mas veremos: se estivéssemos nas proximidades de um charco ou pântano, com aquela água lamacenta, parada, cheio de musgos e pequenas plantas na superfície, nada se mexe, e em determinado momento aparecesse uma vara ou bastão, depois outra e mais uma e depois centenas, etc., ficaríamos intrigados e quereríamos saber a razão desta estória. Assim devemos fazer com a água e a ecologia. Mexer, escrever, falar, conscientizar. Tendo em vista que esta nossa interação no pequeno colégio de qualquer parte se somará ao grande ruído nacional e internacional como atualmente está se avolumando e repercutindo até na ONU, com discursos das personalidades mais importantes do mundo político e até religioso.
No caso concreto do colégio que estamos atuando, se justifica por uma ação concêntrica. Uma vez atuando sobre os alunos, estes por sua vez levará ao conhecimento da família o que estamos desenvolvendo nas salas de aulas, com a participação ativa de todos para salvar um bem comum e tão precioso. Deveremos pedir para que os alunos tragam de suas casas recortes de jornais, revistas e com isto fazermos um grande mural num ponto bem visível no colégio e aí afixarmos tudo. Também material reciclável e não reciclável para o mesmo fim. Fotos de rios grandes e pequenos, nascentes de água, rios poluídos, etc.
...