A menina do pote de leite
Por: Neusa Carvalho Batista • 22/9/2019 • Trabalho acadêmico • 359 Palavras (2 Páginas) • 687 Visualizações
A MENINA DO POTE DE LEITE.
- O EREMITA, A JARRA DE MAANTEIGA E O MEL, de calila e dimna
- A MOÇA E POTE DE LEITE, La Fontaine
- A MENINA DO LEITE, Monteiro Lobato
- EU TROPEÇO MAS NÃO DESISTO, Giselda Laporta
Fazendo uma análise das quatro fábulas podemos observar que:
Na primeira fábula de Calila e Dimna, a linguagem e os elementos usados, são mais antigos, onde remetem ensinamentos sobre a vida, mostra que se passa a muito tempo atrás e seu fim tem uma moral filosófica, deixa um ensinamento.
Ao ler a fabula de La Fontaine podemos observar uma linguagem totalmente diferente, uma linguagem delicada, uma fabula contada como um poema, com muita delicadeza.
Na terceira fabula de Monteiro Lobato, a fabula vem totalmente repaginada, uma linguagem moderna, atual, para prender a atenção das crianças, simples e objetiva uma fabula com texto claro de fácil entendimento.
Podemos observar que todas as fabulas, mesmo escritas em datas tao diferentes, tem a mesma moral de história, remetem o mesmo sentido, mas com linguagens e elementos distintos a cada período em que foram escritas.
EU TROPEÇO MAS NÃO DESISTO
Essa fábula traz um ensinamento das qualidades de quem consegue recomeçar; coragem, persistência, atenção, paciência, mostra como e importante enfrentar as dificuldades, e principalmente que não devemos desistir de sonhar, por mais obstáculos que surjam em nossos caminhos.
As próprias expressões linguísticas presentes na fabula, reforçam o significado embutido nas cenas da historia; a pedra no caminho, os tropeços, cair do cavalo, estender a mão. Do ponto de vista literário observamos como se pode dar ao mesmo assunto encaminhamentos tão distintos.
O dialogismo e a carnavalização, o final feliz da historia, recria a historia, faz uma parodia do conto. As fabulas sempre trazem em seu final uma lição uma moral para a vida, os contos não tem essa obrigatoriedade de incluir alguma lição de moral em sua historia. Essa pode ser a grande diferença entre fabulas e contos.
As quatro fabulas apresentadas nos mostra Tempos distintos, versões, linguagem diferentes, mas que remetem a uma mesma historia, uma menina sonhadora, que apesar de todos os obstáculos da vida, não deixa de sonhar e de recomeçar para conseguir seus objetivos na vida.
...