A motivação nos alunos
Por: paulogmailcom • 10/8/2017 • Monografia • 14.536 Palavras (59 Páginas) • 286 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho investigativo aborda aspecto relacionado com o papel da motivação na aprendizagem dos alunos, na Escola primária Comandante Dangeréux.
Quando pensamos na importância da motivação na aprendizagem, podemos dizer que é uma luta buscar subsídios para que a escola se torne atraente aos olhos dos alunos.
Sabemos que hoje em dia, as crianças vivem em um mundo repleto de tecnologias e
brinquedos que encantam e fascina-as. Os atractivos oferecidos pelos diversos meios despertam interesses que estão além do simples facto de frequentarem uma escola. A escola, no entanto, muitas vezes não oferece os mesmos atractivos, ou atractivos que despertem a vontade do aluno de aprender ou frequentar o ambiente escolar, o que na maioria dos casos gera certos desinteresses e falta de motivação pelos estudos, pois para uma criança, brincar é muito mais interessante do que estudar.
Embora saibamos da relevância da educação para o desenvolvimento do ser humano, o difícil é fazer com que essas crianças entendam isso, e de facto é um grande desafio.
Ele enfatiza que a motivação humana está sujeito algumas necessidades e, conforme a teoria de Maslow, tem sua origem nas necessidades primárias. A criança, por estar em formação, apresenta um quadro de motivação adaptado a esta teoria, sendo necessário que os seus responsáveis compreendam os estímulos que a motivam ao aprendizado, devendo ainda entender que o seu comportamento pode variar de acordo com o meio em que vive.
Parte-se do pressuposto de que a desmotivação interfere negativamente no processo de ensino-aprendizagem, e entre as causas da falta de motivação, o planeamento e o desenvolvimento das aulas realizadas pelo professor são factores determinantes.
O professor deve fundamentar seu trabalho conforme as necessidades de seus alunos, considerando sempre o momento emocional e as ansiedades que permeiam a vida do aluno naquele momento.
Para efectuar a referida pesquisa, foi necessario conhecer os tipos de motivação; a importância do relacionamento familiar na motivação; as origens da desmotivação dos alunos; a importância do relacionamento professor/aluno e a influência em sua motivação; e alternativas a serem desenvolvidas ao longo do processo de ensino-aprendizagem que motivem os alunos através da interactividade professor/família.
Acompanhando o crescimento da criança, nota-se novo momento de se construir a motivação. Uma forma de exemplificar este processo na psicologia infantil ocorre por meio da análise das competências adquiridas. Tornar-se competente em seu meio social, leva a criança à motivação. Uma habilidade motora específica nos desportos pode ser desenvolvida e este factor é capaz de accionar o desejo de se empreender tal actividade com determinado empenho. O reforço externo, relativo à performance das habilidades adquiridas vindo dos pais e conhecidos, possibilita o incentivo a motivação.
A motivação apresenta-se como o aspecto dinâmico da acção: é o que leva o sujeito a agir, a iniciar uma acção, a orientá-la em função de certos objectivos, a decidir a sua prossecução e o seu termo. A motivação dentro do processo de ensino e aprendizagem exerce uma grande influencia ao atrair, encantar, prender a atenção, seduzir o aluno, utilizando o que a criança gosta de fazer como forma de engajá-la no ensino. Proporciona a sensibilidade no aluno de que “a participação na tarefa é a principal recompensa, não sendo necessárias pressões externas, internas ou prêmios por seu cumprimento.
É notável que as crianças estão chegando às escolas cada vez mais desmotivadas com os estudos, o que gera a repetência e muitas vezes a envasão escolar. Por isso, achou-se em fazer um estudo relevante sobre a motivação na aprendizagem, porque a motivação escolar é algo complexo, processual e contextual. Mas alguma coisa se pode fazer para que os alunos recuperem ou mantenham seu interesse em aprender. Os professores de hoje podem lidar com a desmotivação na sala de aula, transformando esse cenário, fazendo com que as aulas se tornem prazerosas, a escola seja mais atraente e o ensino seja motivo de êxito para os alunos.
Problema científico
Como a motivação pode influenciar a aprendizagem dos alunos da 4ª classe da escola primária nº 2 comandante Dangereux?
Objecto de estudo
O processo da motivação na aprendizagem dos alunos.
Objectivo de estudo
Diagnosticar o papel da motivação na aprendizagem dos alunos da 4ª classe da Escola primária nº 2 Comandante Dangereux.
Campo de acção
Processo da motivação na aprendizagem dos alunos da 4ª classe das turmas A,B,e C da Escola primária nº 2 Comandante Dangereux.
Perguntas científica
1- Quais são elementos básicos teóricos do processo da motivação que facilitam aprendizagem dos alunos da 4ª classe da escola Primária nº 2 Comandante Dangereux?
2- Qual tem sido a influência da motivação na aprendizagem dos alunos da 4ª classe da escola Primária nº 2 Comandante Dangereux?
3- Como tem sido a actuação do Professor neste processo da motivação na aprendizagem dos alunos da 4ª classe da escola Primária nº 2 Comandante Dangereux?
Tarefas científicas
1-Sistematizar os elementos teóricos básicos do processo da motivação que facilitam aprendizagem dos alunos alunos da 4ª classe da escola Primária nº 2 Comandante Dangereux.
2-Identificar a influência da motivação na aprendizagem dos alunos da 4ª classe da escola Primária nº 2 Comandante Dangereux.
3-Diagnosticar a actuação do professor no processo da motivação na aprendizagem dos alunos da 4ª classe da escola Primária nº 2 Comandante Dangereux.
CAPITULO I: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA SOBRE O PAPEL DA MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
1.1- Teoria sobre a motivação
A partir dos anos 60, têm surgido na Psicologia várias teorias motivacionais que podem ser agrupadas sob o termo genérico de “teorias cognitivas da motivação”. Tais teorias consideram que a actividade cognitiva do ser humano é indissociável de sua motivação. O ser humano é activo na sua relação com o ambiente e movido pelo desejo de conhecer e compreender o mundo
...