TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A pandemia além dos muros da escola: relato de práticas pedagógicas remotas na Educação de Jovens e Adultos.

Por:   •  14/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

A pandemia além dos muros da escola: relato de práticas pedagógicas remotas na Educação de Jovens e Adultos.

Desde março de 2020, as escolas de educação básica brasileiras entraram em um processo de ensino remoto, devido à pandemia de COVID-19. A princípio, os estudantes e professores não estavam preparados para isso, faltando recursos tecnológicos para que as aulas pudessem prosseguir. As Secretarias de Educação em São Paulo buscaram soluções para esses problemas. No caso da rede municipal, o primeiro passo foi a publicação de um material didático chamado “Trilhas da Aprendizagem”, no qual os estudantes tinham tarefas a serem feitas no próprio livro impresso, e complementadas com atividades on-line em plataformas disponibilizadas pela Secretaria de Educação.

        Ao analisar o material e a participação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), percebe-se o quanto apenas o “Trilhas da Aprendizagem” era insuficiente, o que motivou os professores a buscarem ainda mais a formação contínua e o preparo de atividades diferenciadas.

Pensando em como aliar a História da Ciência e o Ensino público de qualidade, relata-se aqui uma sequência didática realizada no segundo semestre de 2020, com os estudantes da EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Roquette Pinto, localizada na zona leste de São Paulo.

O primeiro capítulo do livro II do “Trilhas da Aprendizagem” contém uma série de textos simples que tratam sobre a produção e atuação das vacinas no organismo humano, e uma tabela comparativa dos vírus da gripe e da COVID-19. As atividades são simples, de localização de informações e interpretação da tabela.

A pandemia colocou na história 2020 e 2021 como os anos em que um vírus parou o mundo, trazendo à tona problemas como o negacionismo da ciência, Fake News, líderes políticos e religiosos que propagam um cenário de dúvidas com relação aos tratamentos cientificamente comprovados.

Como complementação da atividade do “Trilhas da Aprendizagem”, foi utilizado o suplemento “Imunização no Brasil – história e perspectivas” da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos (vol. 10, n. 2, 2003). Deste material, selecionou-se o artigo “Vacinas e campanhas: as imagens de uma história a ser contada”, dos autores Ângela Pôrto e Carlos Fidelis Ponte.

O artigo foi disponibilizado para os estudantes, para que eles fizessem a leitura inicial. O objetivo nessa primeira etapa foi mostrar a estrutura de um artigo científico, diferente de outros textos que eles estão mais familiarizados. Aqui pudemos trabalhar também a ampliação do vocabulário, a interpretação de texto e de imagens.

Outra característica importante do artigo em questão é a qualidade das imagens, fotos e charges referentes às campanhas de vacinação desde a Revolta da Vacina (1904) até a década de 1990.

Considerando a variedade de idades entre os estudantes da EJA, as imagens agradaram bastante, pois muitos deles vivenciaram aqueles períodos históricos. A partir daí, pode-se explorar a memória e a oralidade dos estudantes. Também foi possível analisar de forma crítica as notícias, atuais e do artigo, veiculadas pela mídia e seu impacto na população.

Todas essas etapas foram feitas de forma remota, através do uso dos aplicativos WhatsApp e Google Meet. Como avaliação final da atividade, foi proposta a criação de um texto livre ou ilustração que representasse o entendimento individual do assunto. Por conta de as atividades avaliativas serem registradas em uma plataforma própria da Secretaria de Ensino (Google Classroom), não há mais acesso aos registros fotográficos das atividades.

Toda a sequência didática durou cerca de um mês, e avalia-se de forma positiva a participação dos estudantes, podendo verificar que, ao final do processo, muitos discursos foram mudados, os pensamentos ficaram mais críticos e os estudantes, mais atentos e com a mente aberta para novos conhecimentos.

Palavras-chave: História da Ciência, Educação de Jovens e Adultos, Vacinas, Ensino Remoto

        

The pandemic beyond the walls of the school: report of remote pedagogical practices in the Education of Youth and Adults.

Since March 2020, Brazilian primary schools have entered a remote education process due to the COVID-19 pandemic. At first, students and teachers were not prepared for this, lacking technological resources for classes to continue. The Departments of Education in São Paulo sought solutions to these problems. In the case of the municipal network, the first step was the publication of a didactic material called "Learning Trails", in which students had tasks to be done in the printed book itself, and complemented with online activities on platforms made available by the Department of Education.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com