A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Por: alexia31 • 25/8/2022 • Projeto de pesquisa • 2.156 Palavras (9 Páginas) • 1.448 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA 3° SEMESTRE
ANA PAULA FEREIRA CHAVES BRITO
JÉSSICA DA SILVA PEREIRA
MARIA LUÍZA RAMOS RIBEIRO
NICÁSSIA DOS SANTOS SILVA
A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Educação em Foco
[pic 4]
Bom Jesus da Lapa- BA
2022
ANA PAULA FEREIRA CHAVES BRITO
JÉSSICA DA SILVA PEREIRA
MARIA LUÍZA RAMOS RIBEIRO
NICÁSSIA DOS SANTOS SILVA
A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Educação em Foco
Trabalho apresentado em requisito a produção textual de Grupo referente ao 3º Semestre, portifólio para as disciplinas de:
Educação e Artes:
Prof.ª Tatiane Mota Santos Jardim.
Aprendizagem da Língua Portuguesa:
Profª. Dayse de Souza Lourenco Simoes.
Aprendizagem de Ciências Naturais:
Prof.ª Mirela Ramos Moimaz Helbel.
Literatura Infantojuvenil:
Prof.ª Andressa Aparecida Lopes.
Legislação Educacional:
Prof.ª Vilze Vidotte Costa.
Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de
Alfabetização e Letramento:
Prof.ª Camila Aparecida Pio.
Aprendizagem da Geografia e da História:
Profª. Natalia Germano Gejao Diaz.
Estágio Curricular Obrigatório II: Anos Iniciais do Ensino Fundamental:
Profª. Natalia Gomes dos Santos.
Da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Bom Jesus da Lapa-BA
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
PLANO DE AULA...................................................................................................8
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre a atual transformação tecnológica da sociedade que vem sendo sentida por meio de mudanças contínuas no processo educacional que já fazem parte do alinhamento da escola com o mundo exterior. A medida que nossas necessidades e as circunstâncias que afetam nossa vida diária mudam, surgem o carecimento por ferramentas que auxiliam e promovem melhorias. Como resultado, novos aprendizados ligados às causas e efeitos de eventos diretamente relacionados ao ser humano foram desenvolvidos ao longo da evolução humana em épocas anteriores.
Isso levou a uma nova infusão dessas novas tecnologias no mercado e na sociedade atual, absorvendo todos os aspectos das tecnologias recém - introduzidas na época. E ao longo dessa era moderna e pós-moderna, a educação progrediu ao lado de todas essas mudanças. Envolver sua clientela em todos os processos de transformação social. Fazendo com que a educação se altere ao longo destes últimos séculos e se adapte a todos os processos conceituais e práticos.
Portanto, o papel atual do professor em sala de aula é o de um mediador que orienta a aprendizagem em suas aulas ao mesmo tempo em que direciona através do uso de metodologias, sejam elas tradicionais ou novas, que se aliam ao uso de ferramentas digitais e online para promover a construção do conhecimento em sala de aula utilizando a linguagem corrente já vivenciada pelo corpo discente. Para produzir novos conhecimentos a partir de conhecimentos previamente adquiridos que se tornaram indispensáveis, é necessário estabelecer conexões entre o tradicional e o contemporâneo. Isso é feito incluindo a educação híbrida hoje nas escolas dentro do paradigma tradicional de educação. Por isso, é fundamental que o professor se envolva em treinamentos contínuos e atualizações metodológicas fora da sala de aula.
E por meio dessas introduções de novas tecnologias em sala de aula, o trabalho propõe a introdução de algumas ferramentas digitais para contribuir com o enriquecimento metodológico da sala de aula, sugerindo como resultado que haja uma dinamização das técnicas abrangidas pelo professor, tornando o plano de aula mais rico, dinâmico, envolvente e proveitoso para que os alunos possam se beneficiar de sua expertise tecnológica em seu aprendizado.
DESENVOLVIMENTO
Por muito tempo, o uso de tecnologias associadas ao ensino sofreu resistência. Embora os laboratórios de informática e, mais recentemente, a lousa interativa tenham invadido as salas de aula, a tecnologia sempre esteve presente como mais um elemento de apoio ao ensino tradicional.
Ao longo de toda a história da humanidade, o Homem sempre teve fascínio por jogos. Além da ludicidade, eles são responsáveis por promover o conhecimento do novo, a arte de lidar com desafios e, sobretudo, a interação entre as pessoas.
Que os jogos funcionam como artifício de ensino, principalmente para os alunos da educação infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, não há dúvidas. A grande questão, entretanto, é que esses recursos são pouco explorados da adolescência para a fase adulta. Na verdade, as oportunidades de interação por meio do lúdico se tornam quase nulas nessas etapas da vida.
...