A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Por: 24PACHECO • 22/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.919 Palavras (8 Páginas) • 325 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em aprender, não imaginamos mais fileiras de mesas e cadeiras com blocos e canetas. Nos últimos anos, a tecnologia se encontrou no centro de todos os ambientes educacionais e o facilitador final da aprendizagem remota ou híbrida.
Mudar para uma maneira totalmente nova de oferecer educação e ainda garantir que os alunos estejam envolvidos requer uma nova mentalidade e a tecnologia correspondente.
Neste estudo, vamos falar sobre a Paula, a qual é uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde ela notou o interesse da classe na utilização de celulares, tablets e computadores no processo de aprendizagem. Frente a essa observação ela resolveu se aprofundar e estudar mais sobre essa abordagem.
Em seus estudos, Paula notou que é possível trabalhar essas tecnologias dentro da BNCC e foi abrindo um leque de ideias para seu trabalho em sala de aula.
DESENVOLVIMENTO
2.1 A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
A pandemia do COVID-19 está demonstrando rapidamente por que a educação on-line deve ser uma parte vital do ensino e da aprendizagem. Ao integrar a tecnologia aos currículos existentes, em vez de usá-la apenas como uma ferramenta de gerenciamento de crises, os professores podem aproveitar o aprendizado on-line como uma poderosa ferramenta educacional. (BRASIL, 2018)
O uso eficaz de ferramentas de aprendizado digital nas salas de aula pode aumentar o envolvimento dos alunos, ajudar os professores a melhorar seus planos de aula e facilitar o aprendizado personalizado. Também ajuda os alunos a desenvolver habilidades essenciais para o século XXI. (MOREIRA, 2020).
Salas de aula virtuais, vídeo, realidade aumentada (AR), robôs e outras ferramentas de tecnologia podem não apenas tornar a aula mais animada, mas também criar ambientes de aprendizado mais inclusivos que promovem a colaboração e a curiosidade e permitem que os professores coletem dados sobre o desempenho dos alunos. (PANTOJA, 2018)
Ainda assim, é importante notar que a tecnologia é uma ferramenta utilizada na educação e não um fim em si mesma. A promessa da tecnologia educacional está no que os educadores fazem com ela e como ela é usada para melhor atender às necessidades de seus alunos.
Os professores querem melhorar o desempenho dos alunos e a tecnologia pode ajudá-los a atingir esse objetivo. Para mitigar os desafios, os administradores devem ajudar os professores a adquirir as competências necessárias para melhorar o aprendizado dos alunos por meio da tecnologia. Além disso, a tecnologia na sala de aula deve facilitar o trabalho dos professores sem adicionar tempo extra ao seu dia. (BARROSO, 2015).
A tecnologia fornece aos alunos informações de fácil acesso, aprendizado acelerado e oportunidades divertidas para praticar o que aprendem. Ele permite que os alunos explorem novos assuntos e aprofundem sua compreensão de conceitos difíceis, particularmente em STEM. Por meio do uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula, os alunos podem adquirir habilidades técnicas do século XXI necessárias para futuras ocupações.
Ainda assim, as crianças aprendem de forma mais eficaz com orientação. O Fórum Econômico Mundial relata que, embora a tecnologia possa ajudar os jovens estudantes a aprender e adquirir conhecimento por meio de brincadeiras, por exemplo, as evidências sugerem que o aprendizado é mais eficaz por meio da orientação de um adulto, como um professor. (PANTOJA, 2018)
Líderes e administradores devem fazer um balanço de onde seu corpo docente está em termos de compreensão dos espaços online. A partir das lições aprendidas durante esse período disruptivo, eles podem implementar soluções agora para o futuro. Por exemplo, os administradores podem dar aos professores uma ou duas semanas para pensarem cuidadosamente sobre como ministrar cursos que antes não eram online. Além da exploração de soluções, a flexibilidade durante esses tempos difíceis é de suma importância.
Quando usada adequadamente, a tecnologia tem o potencial de ajudar os alunos de todas as idades e habilidades a se envolverem plenamente na aprendizagem, proporcionando maior acesso ao currículo e melhorando os resultados da aprendizagem. Por exemplo, a tecnologia pode fornecer às crianças que lutam para se comunicar um meio eficiente de comunicação. Um exemplo é um aplicativo que permite que as crianças apontem para uma imagem ou uma série de imagens e depois digam as palavras que correspondem ao item selecionado.
Os primeiros educadores devem ter em mente os níveis de desenvolvimento das crianças ao usar a tecnologia para a aprendizagem precoce. Ou seja, eles devem primeiro considerar o que é melhor para o desenvolvimento saudável da criança e, em seguida, considerar como a tecnologia pode ajudar os alunos iniciais a alcançar resultados de aprendizagem. A tecnologia nunca deve ser usada por causa da tecnologia. Em vez disso, deve ser usado apenas para aprender e atingir objetivos de desenvolvimento, que podem incluir ser usado como uma ferramenta durante o jogo.
Quando a tecnologia é usada em ambientes de aprendizagem precoce, ela deve ser integrada ao programa de aprendizagem e usada em rotação com outras ferramentas de aprendizagem, como materiais de arte, materiais de escrita, materiais de jogo e livros, e deve dar aos alunos iniciantes uma oportunidade de auto-expressão sem substituir outros materiais de aprendizagem em sala de aula. Há considerações adicionais para educadores quando a tecnologia é usada, como se um dispositivo específico irá substituir as interações com professores ou colegas ou se um dispositivo possui recursos que distrairiam o aprendizado
...