AD 1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Por: camilacmelo • 6/9/2017 • Trabalho acadêmico • 930 Palavras (4 Páginas) • 714 Visualizações
- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO[pic 1]
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
GABARITO REFERENCIAL - AD1 – 2017.02
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): Ana Lucia Gomes
- Primeira questão: (Valor: 2,5)
Ao longo das aulas, aprendemos que o desenvolvimento humano pode ser compreendido à luz de diferentes concepções (inatista, ambientalista e interacionista). Analise a tirinha abaixo e indique aquela que melhor se enquadra à ideia presente na tirinha. Justifique sua resposta.
Considerando as três concepções que explicam o desenvolvimento humano, duas melhor se enquadram à tirinha: a concepção inatista e/ou a concepção ambientalista. Tal fato é validado pela seguinte colocação da personagem: “Eu não queria (desenhar um pato)! Eles me fizeram[pic 2]
desenhar!”. Para ambas as concepções, a influência do ambiente é primordial para que a aprendizagem ou um comportamento específico (desenhar, por exemplo) ocorram.
Para o inatismo, o planejamento da atividade pedagógica pelo professor seria importante para deflagrar a aprendizagem do homem, que essencialmente, seria inata. O conteúdo pedagógico bem estruturado, seria suficiente para trazer à consciência o saber que estaria oculto na mente do indivíduo. Por isso, na situação apresentada, o professor ao propor a atividade de “ligue os pontos” de forma planejada e coordenada, obteve o resultado esperado, que era o aparecimento do desenho do pato.
A mesma frase também pode justificar a influência da concepção do ambientalismo na proposta dessa atividade, na medida em que o sucesso é facultado ao seguimento de um estímulo específico, que orienta a ação do indivíduo em direção à uma resposta padrão, indicando o modo sistemático que orienta toda atividade, não permitindo a produção de uma resposta diferente da que foi previamente planejada pelo professor. Outro ponto que pode ser destacado, refere-se ao momento que a personagem diz: “Eles me fizeram desenhar!” indicando claramente a existência de um comportamento que
reflete o padrão estímulo-resposta ou seja a existência de um condicionamento da aprendizagem.
- OBS: Serão consideradas corretas dois tipos de respostas: inatismo ou ambientalismo e suas respectivas justificativas.
Segunda questão: (Valor: 2,5)
Explique as limitações que podem ser observadas quando a Psicologia da Educação é entendida como a “simples aplicação dos princípios psicológicos à educação” (Salvador, Mestres, Goñi e Gallart, 1999).
A frase “simples aplicação dos princípios psicológicos à educação” nos remete à época em que a Psicologia da Educação tinha como fundamentação os preceitos técnicos advindos da Psicometria. Esta área da Psicologia contribuiu para a Psicologia auxiliar a Educação a repensar o seu fazer pedagógico, de forma a proporcionar um ambiente de aprendizagem mais produtivo e eficiente. O problema observado é que o uso dos testes psicológicos acabou por categorizar os alunos, destacando negativamente, aqueles que apresentavam baixo rendimento na escola. Os alunos passaram a ser classificados como aptos ou não aptos, a estudarem em um determinado ano escolar ou à frequentarem uma determinada escola. Essa prática acabou por contribuir para o desenvolvimento de uma política de segregação, que “excluía” aqueles que podiam apresentar uma dificuldade de aprendizagem.
Outro ponto que merece destaque, é que através da aplicação dos princípios psicológicos à educação, retirava da escola qualquer possível influência no desenvolvimento “inadequado” do aluno. Se o aluno não era capaz de alcançar a média escolar, o problema era dele e os testes, muitas vezes, validavam essa afirmação, ao destacarem o escore abaixo da média ou limítrofe. Essa concepção retira da escola o seu potencial transformador junto ao aluno, na medida em que ao invés de planejar o que pode ser feito para que esse aluno avance face à sua dificuldade específica, a escola acaba por delegar à família ou a outro espaço, a responsabilidade de pensar em criar estratégias pedagógicas, que melhor atendam às especificidades desses alunos.
...