AD DE PSCOLOGIA E EDUCAÇÃO
Por: mathias3426 • 17/3/2016 • Trabalho acadêmico • 733 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
Nome: Email:
Polo: Cidade em que reside:
Respostas da AD1 -2016.1 Disciplina: Psicologia e Educação
1-O inatismo é a ideia de que o conhecimento é hereditário, ou seja, que são transmitidas de pais para filhos. O pensamento que si tem sobre o inatismo é que esse conhecimento que já nasce com o indivíduo só precisa ser despertado. A partir dessa teoria o sucesso ou o fracasso só dependeria do aluno, e si não conseguisse atingir o objetivo o problema seria da sua falta de capacidade genética. Para os filósofos o questionamento si dava em saber se as pessoas possuem alguma inteligência inata ou si é possível ensinar algo a essas pessoas. Um dos primeiros a defender a ideia de conhecimento inato foi Platão, ele dizia que o conhecimento estava guardados na alma e só precisavam ser organizados e exercitados ao longo da vida. Sócrates se preocupava em despertar e estimulava o autoconhecimento. Para Aristóteles as ideias eram adquiridas através de experiência, ou seja tudo que si era aprendido era através do mundo externo em que o indivíduo si encontrava.
2-Os pais procuram a escola para questionar o rendimento do aluno pois , os mesmos alegam ser inteligentes e o aluno não corresponde a maneira em que si encontra na escola ele deveria feito :“eu e o pai”. Um outro fato é quando o docente está em um conselho de classe e relata que um dos alunos está com notas baixas em várias matérias e o docente ouve em resposta que isso que ocorrer com o aluno e por questões hereditárias.
3- Essa teoria mostra que é o ambiente que determina o comportamento, o aluno é submetido, a quanto mais atividades eles fizer mais, ele adquiri conhecimentos e o contrário ao Inatismo que diz que o aluno já nasce pronto e que vai revelando o conhecimento ao longo do tempo.
4-O professor que se baseia pela teoria inatista vai passar os conteúdos e a criança só vai aprender se estiver destinado ao aprendizado. Na teoria ambientalista, o professor acredita que quanto mais conteúdo lançar a criança vai aprender.
5- O Ser humano agirá conforme as experiências do meio social em que ele vive de acordo com o conhecimento ao longo do tempo.
6-O bebê já nasce com uma complexidade ele não é um ser sem atividade é um Ser humano. Ele ainda não fala mas , possui emoções. A criança já compreendi tudo ao seu redor. Um exemplo é quando ele se olha no espelho o bebê começa a si ver como um indivíduo.
7-A menina desde pequena já começa a ser identificar com o sentimento de ser mãe numa simples brincadeira de boneca, ela demonstra todo o cuidado da maternidade. Aprender a ser mãe é um processo de construção com o convívio com o seu filho.
Com a própria gestação a mulher já começa a criar esse laço de carinho pelo bebê. Ao nascer esse vínculo si tornar ainda mais nítido.
8-Essa construção de uma identidade precisar ter a interação dos pais. Pois a criança precisa se sentir amada para a construção de sua própria autonomia, não existindo esse contato próximo dos pais ela acaba por se sentir insegura diante dos fatos que acontecem em sua vida.
9-É muito importante a criança brincar para começar a si desenvolver com mundo material e ao afeto com o próximo. Assim brincando ela aprende sobre: “perde ou ganhar”, sobre as regras, vai percebendo a vez do outro e vai também amadurecendo através das atitudes e outras vantagens que o brincar oferecer ao bem estar da criança.
10-A ausência dos pais faz com que a responsabilidade seja somente da escola e acabam se esquecendo que a educação deve ser feita em parceria escola e pais. Pois indo a escola os pais começam a perceber até mesmo sobre o comportamento escolar e comportamento familiar e a relação de amizade com os colegas. Mostrando esse interesse a criança percebe que não está sozinha na construção do saber e na sua educação moral e ética.
...