AD1 FILOSOFIA
Por: britobrito • 4/5/2015 • Exam • 366 Palavras (2 Páginas) • 939 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Polo: Itaguaí
Disciplina: Filosofia da Educação
Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2013
Avaliação à Distância 1 – 2013.2
Segunda parte:
1) PÓLIS – Modelo antigas Cidades Gregas – Cidades de homens livres e iguais.
HETERONOMIA – Estudo de autores fictícios que possuem personalidade.
NIHILISMO – Doutrina segundo a qual nada existe de absoluto.
ONTOLOGIA UNITÁRIA – Parte da filosofia que trata do ser concebido como tendo uma natureza comum.
2) 2.1 – No raciocínio expresso de “poder poder ser” neste contexto significa poder no decorrer da sua existência, construir o que ele pode ser num projeto de autonomia que vai sendo atualizado, já que ninguém nasce sabendo antecipadamente o que será.
2.2 – A história filosófica foi dominada por muito tempo pela corrente filosófica de Platão que se constitui de três aspectos: metafísico, ético e epistemológico, onde existem dois mundos: o mundo real e o mundo material.
3) Para Gramsci a filosofia de um grupo não é a mesma de outro, então o tipo de experiência de cada um será a filosófica de cada um e essas expressões reais de filosofia representam e caracterizam uma época, um povo ou uma classe que lutam para viver, daí a expressão “todos são filósofos”. E a educação, segundo Anísio Teixeira, quando cita Dewey, nos diz que a filosofia da educação dependerá do estudo dos problemas para formar novos hábitos mentais e morais.
4) Questão filosófica central do Texto 1:
A filosofia na educação como a atividade de pensar rompe o elitismo e naturaliza a filosofia. Apesar de suas bases científicas, as suas conclusões devem ser literárias, artísticas. A filosofia é a atividade de pensar, construindo hipótese de valor, que põem ser modificados, atualizados pelo indivíduo.
Neste sentido podemos dizer que a filosofia na educação possibilita a autonomia humana, seja do indivíduo ou do grupo.
Questão filosófica central do Texto 2:
O ensino da filosofia na educação deve ser construído com continuo questionamento e constante reflexão.
O educador deve estar comprometido com o projeto de autonomia social e individual, trabalhando no sentido de combater a alienação individual e coletiva, levando o educando a uma tarefa de auto-reflexão individual e coletiva, com o intuito de alcançar a emancipação humana em uma
...