AD1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Por: mathias123 • 11/3/2018 • Projeto de pesquisa • 1.457 Palavras (6 Páginas) • 308 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do
Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS
[pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS Licenciatura em Pedagogia
UNIRIO/CEDERJ
DISCIPLINA: HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO I COORDENADORA: PRISCILLA LEAL MELLO
[pic 3]
Nome: Eneida da Silva Mathias Matrícula: 16116080091
Telefone: 22 99867-1587 E-mail: eneidamathias@gmail.com
Pólo:Saquarema
Cidade em que reside: Saquarema
ATENÇÃO: ESTA AVALIAÇÃO, UMA VEZ CONCLUÍDA, DEVERÁ SER ENTREGUE EXCLUSIVAMENTE PELA PLATAFORMA ATÉ O DIA 25/02/18, às
23h59!
AD1 – HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO 1
“O estudo de Chervel (1990) sobre a história das disciplinas escolares, com uma expressiva circulação no Brasil, parte do pressuposto de que a escola é um espaço de criação, mais do que de reprodução de valores e que as disciplinas são produzidas no interior da escola em suas relações com a cultura escolar. Tendo como horizonte a cultura escolar, cultura que molda um tipo de
saber, o saber escolar, a história das disciplinas escolares tem se apresentado no cenário científico como um novo ramo da história da educação que vem dando visibilidade à trajetória escolar de saberes, sua constituição e as finalidades educativas que cumpriu em diferentes períodos históricos.
“Refletindo sobre a constituição das disciplinas escolares na Europa, o renomado historiador francês Dominique Julia (2002) afirma que, até pouco tempo, a história da educação focalizava, em suas linhas gerais, uma história política e educacional dos grandes feitos, dos tempos de lutas travadas entre Igrejas e Estados, em que a educação necessitava posicionar-se a favor, ou contra os Jesuítas e a Revolução Francesa. Para esse historiador, só mais recentemente, a partir dos anos 60 do século XX, período que marca o avanço do processo de democratização do ensino secundário, é que a história da educação passa a centrar-se nas relações entre êxito escolar e herança sociocultural.
“No entanto, ainda mais recentemente é que os olhares historiográficos começaram a se dirigir para os processos de ensino das diferentes disciplinas escolares, para as práticas reais de ensino de diferentes tempos, para o funcionamento do ensino dos diferentes conteúdos, expressão de uma cultura escolar. Buscando novas compreensões e significações diferenciadas acerca dos fazeres e finalidades cumpridas pela escola, os pesquisadores dessa vertente historiográfica embrenham-se, cada vez mais, em produzir uma história comprometida com a circulação de objetos culturais, com o estabelecimento de relações entre os saberes escolares, com representações construídas pelos sujeitos, em diferentes tempos e espaços escolares.” (Trecho extraído do seguinte texto: História das disciplinas escolares: reflexão sobre aspectos teórico- metodológicos de uma prática historiográfica, de Neuza Bertoni Pinto, cuja versão completa encontra-se na plataforma para leitura).
Caros licenciandos,
Esta avaliação propõe a realização de um exercício de TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA dos conteúdos conceituais acadêmicos trabalhados nas aulas 1 a 4 para o fazer pedagógico em uma sala de aula.
O texto aqui reproduzido convida-nos a refletir acerca do impacto que a realidade escolar exerce sobre o nosso fazer pedagógico – em muitos casos
alicerçado somente nas aprendizagens de conteúdos e campos conceituais apreendidos no contexto da Academia, quero dizer, nas universidades.
O convite de Chervel segue direcionamento outro. Convida-nos ao exercício docente, respeitando as diferentes realidades e culturas escolares. Isso para que nossas aulas façam sentido para aqueles aos quais nos dirigimos, nossos alunos. Mas também, e igualmente importante, para que nossas aulas efetivamente auxiliem nossos alunos a seguir em frente, como cidadãos plenos de direitos e de oportunidades, uma vez que se reconhecem nas aulas que assistem.
Assim sendo, você deverá propor uma questão de aula que – partindo de uma realidade escolar determinada – aborde o conceito de tempo histórico e/ou o conceito de memória. Os temas históricos devem contemplar o currículo de História no 5º ano – História do Século XX, Mundo e Brasil.
Nesta avaliação, escolhemos como REALIDADE ESCOLAR DETERMINADA uma escola de uma comunidade do Rio de Janeiro, ela se localiza (aqui ficticiamente) no Complexo do Alemão. Se você é conhecedor da realidade, ótimo! Já tem o referencial do campo de trabalho. Se você não é conhecedor da realidade do campo, pesquise antes de iniciar sua tarefa.
...