AD1 de Filosofia da Educação (agosto de 2017 - NOTA 7,5)
Por: Lucy pq sim • 18/10/2017 • Trabalho acadêmico • 790 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
AD1 de Filosofia da Educação (entregue aproximadamente em 15/08/2017)
Nota recebida no trabalho: 7,5 (valendo 10)
NOTA DA AUTORA: Este trabalho requer respostas únicas e pessoais, onde cada pessoa tem o seu próprio entendimento da matéria, ou seja, você não deve apenas copiar o material abaixo e sim formular sua própria resposta. Portanto, este documento está sendo postado com o intuito de ajudá-los a formular a sua resposta podendo ser usado como uma base norteadora.
QUESTÃO 1 (5 PONTOS)
O texto 1 é intitulado “Por uma definição filosófica da educação: contribuições da filosofia para pensar o fazer educativo” e se constitui em uma análise da relação entre filosofia e educação ao longo da história, tendo por fio condutor a verificação desse potencial contributivo. Tendo isto em vista:
a) Explique de forma objetiva em que condições, segundo o texto, a filosofia pode contribuir para a prática educativa;
RESPOSTA: Apesar das mudanças que ocorreram ao longo do tempo a respeito da educação, a Filosofia continua agindo como fonte da nossa humanidade e como meio para uma mente sã. Um ser que não questiona e que não conhece a si próprio, não possui voz. Por isso a filosofia é tão importante para a educação: pois sem ela seriamos apenas robôs executando tarefas as quais fomos ensinados, sendo manipulados sem questionar; seriamos como animais perdidos agindo apenas por agir. Filosofia é a raiz da nossa humanidade. Com base em todo o texto, vemos que a Filosofia contribui para a prática
b) Copie e cole o trecho do texto da apostila que você tomou como base para sua resposta, indicando também a página da apostila onde ele se encontra.
RESPOSTA: Retirei do texto três trechos que considerei como base para chegar a esta conclusão:
“Há que se temer que a naturalização da filosofia leve não só a desperdiçar esse rico patrimônio que é o de nosso pensamento, mas, o que é ainda pior, a que nossa atualidade rompa definitivamente com ele, tornando-se cegamente submissa aos novos dogmas e dominações de nossa sociedade.” -Trecho retirado da página 5.
“Filosofia da educação não é, pois, senão o estudo dos problemas que se referem à formação dos melhores hábitos mentais e morais em relação às dificuldades da vida social contemporânea.” -Trecho retirado da página 13.
“O homem é a única criatura que precisa ser educada. Por educação entende-se o cuidado de sua infância (a conservação, o trato), a disciplina e a instrução com a formação. (...) A disciplina transforma a animalidade em humanidade. Um animal é por seu próprio instinto tudo aquilo que pode ser; uma razão exterior a ele tomou por ele antecipadamente todos os cuidados necessários. Mas, o homem tem necessidade de sua própria razão. Não tem instinto, e precisa formar por si mesmo o projeto de sua conduta. Entretanto, porque ele não tem a capacidade imediata de o realizar, mas vem ao mundo em estado bruto, outros devem fazê-lo por ele.” -Trecho retirado da página 14.
QUESTÃO 2 (5 PONTOS)
“Se, todavia, a filosofia tem um papel central na formação dos educadores e dos pesquisadores em educação é porque a natureza do fazer educativo impõe à teoria ser muito mais do que uma série de belos desenvolvimentos, e mais também do que um corpo coerente de explicações previamente organizado. Diante dos enigmas que a existência humana e social colocam para a educação, qualquer teoria fracassará, se não for acompanhada de um contínuo questionamento, se não for vivificada pela constante reflexão. E, para isso, a filosofia pode certamente ajudar: pois de seu passado ela pode nos oferecer não somente conceitos e teorias, mas igualmente as interrogações de que se originam.”
...