AD1 de História Da Educação
Por: Cássio Kadu • 14/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 493 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – 2017.2
Caros alunos e alunas,
De um modo geral, os alunos costumam se perguntar ou perguntar aos professores porque estudamos história. Eu diria que a história é um modo de inserção na vida pública e de qualificação da participação política e social de cada um de nós. Através da história é possível denunciar injustiças e entender seus processos instituintes, embora nem sempre seja possível corrigi-los. Contudo, é a partir dela que nós alicerçamos nossas volições e ações para colaborar na construção de um mundo mais sensato e digno. A disciplina de História da Educação tem por objetivo refletir sobre processos diversos relativos ao campo educacional em nosso país ao longo do tempo e pretende contribuir, de modo particular, para uma maior compreensão dos debates e ações em torno da escola pública em nossa sociedade. Esperamos que a disciplina História da Educação traga contribuições positivas para a formação pessoal e profissional de cada um de vocês.
É bom lembrar que as ADs são tão importantes quanto as APs e esperamos uma intensa participação de todos. Nossa disciplina passou a ter peso nas ADs em relação às APs de 4 para 6 pontos. Um bom semestre e bons estudos para todos nós!
Maria de Lourdes Silva – Coordenadora de História da Educação
1ª Questão: Observando a pintura sobre a 1ª missa no Brasil, de Victor Meirelles, percebem-se elementos da composição que demonstram os esforços dos jesuítas para educar-catequizar os povos nativos do Brasil. Associando-os à leitura do texto da primeira aula, “Educação jesuítica: contexto, surgimento e desdobramentos”, de Carin Carvalho, essa questão propõe que seja feita uma análise do projeto de educação jesuítica na América Portuguesa, buscando:
A. Entender o projeto da Companhia de Jesus no contexto das Reformas Religiosas europeias;
Segundo Di Giorgi (2004, p. 109), “torna-se claro que a realidade de sala de aula é um simulacro de aprendizagem. O modelo ‘copiar, repetir, memorizar’ é amplamente predominante, deixando quase nenhum espaço para o questionamento crítico, para o pensamento independente, para a criatividade”.
O projeto da Companhia de Jesus dentro dos contextos das Reformas Religiosas europeias, tinham como meta renovar o poderio da igreja.
Companhia de Jesus que foi criada em 1540 reeditava o poder da igreja católica. Uma parte responsável pela educação nas melhores escolas usavam os métodos tradicionalistas.
B. Articular a ação educativa dos jesuítas com o projeto colonizador do Estado português;
A ação educativa dos jesuítas era direcionada aos indígenas com a intenção de convertê-los, através da domesticação dos nativos, para obter mão de obra e os colonizar. O Estado português tinha 3 interesses: desejava integrá-los ao processo colonizador, os jesuítas desejavam convertê-los ao cristianismo e aos valores europeus e os colonos queriam usá-los como escravos para a maioria do trabalho.
C. Identificar dois momentos da educação jesuítica recuperando seus métodos, propostas e finalidades. (5,0)
Educar os nativos com o objetivo de converter e limitar a leitura e escrever e contar. Já a educação voltada para a elite, tinha o ensino secundário, com o objetivo de levar até a vida acadêmica.
2ª Questão: No texto “A construção da escola pública no Rio de Janeiro imperial” de Tereza Fachada Levy Cardoso, temos alguns aspectos da formação da escola pública brasileira. Entre outras afirmações, a autora nos diz: “educação pública não significava educação popular, comprometida com a cidadania e a constituição da nacionalidade” (2003, p. 10).
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