A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: tiamaria • 25/10/2015 • Artigo • 1.437 Palavras (6 Páginas) • 1.460 Visualizações
[pic 1]
Projeto integrador II
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
NOME: MARIA FERREIRA RA: 5564129805
NOME: DANIELLA DE PAULA M. DA S. RA: 6350197464
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “PRE PROJETO II”, sob orientação do professor-tutor a distância THAIS MATTEUCCI
Guarulhos-SP
2015
INTRODUÇÃO
O presente projeto de ensino abordará a importância da afetividade para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil, seguindo a linha de pesquisa de docência na educação infantil, devido à grande importância do professor atuando como um facilitador no processo ensino-aprendizagem e formação afetiva do indivíduo.
Deste modo o presente projeto justifica-se devido a preocupação em se pesquisar a importância da afetividade para o desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil.
Para isso, tenta-se demonstrar o quanto a afetividade está presente em todo o ambiente escolar das crianças, e o quanto isso afeta em sua escolarização.
Escolheu-se esse tema por haver inquietação na autora do trabalho, desde o início do curso de Pedagogia, em como trabalhar essa interação no dia-a-dia da sala de aula, buscando uma maneira de contribuir para que a escola seja um ambiente de relações mais agradáveis entre professores e alunos, no qual um possa respeitar melhor o outro.
Nesse sentido apresenta-se a seguinte problemática: Quais as contribuições da relação afetiva para o desenvolvimento cognitivo das crianças da educação infantil? A afetividade é fator fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança? É possível transmitir conhecimentos a criança sem afetividade?
A partir de tais indagações foram traçados os seguintes objetivos:
- Discutir, avaliar, criticar e compreender a relação afetiva entre professor e aluno no desenvolvimento cognitivo de crianças na educação infantil.
- Buscar nas principais obras educacionais e pedagógicas, como as de Piaget, Wallon e de Vygotsky, referência sobre a afetividade no processo de aprendizagem.
- Desenvolver a autonomia, a solidariedade, a cordialidade, o respeito ao outro;
- Abordar a diversidade de modo respeitoso e coerente; e,
- Formar cidadãos, transcender os aspectos da transmissão e reprodução de conteúdos.
Os conteúdos trabalhados abordarão temas que valorizam o amor, a solidariedade, a fraternidade o respeito ao próximo, o autoconhecimento, levando o individuo a desenvolver todas as suas potencialidades e sua socialização com o meio que o cerca e através da afetividade adquirir confiança para que seja um indivíduo seguro e autônomo.
Estes conteúdos serão abordados através de aulas expositivas, vídeos, historinhas, encenações, confecção de cartazes, desenhos para colorir e todos os materiais que possam auxiliar os alunos na assimilação do que lhes for ensinado. E a avaliação de aprendizagem será realizada através de portfólios, relatórios individuais de cada aluno, avaliação da participação visando sempre desenvolver as habilidades e potencialidades de modo prazeroso.
Como embasamento teórico escolheu-se as teorias de Piaget, Wallon e Vygotsky, dentre outros, pois, tais autores valorizam a importância da afetividade no desenvolvimento cognitivo da criança e que norteiam os parâmetros para a realização do presente projeto de ensino.
OBJETIVO
Este estudo tem como objetivo investigar a importância da afetividade no processo de desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil, identificando como a afetividade entre professor e aluno pode contribuir para uma educação de qualidade de forma acolhedora e prazerosa.
Analisar a associação entre a qualidade do estimulo domestico e o desempenho da escolaridade infantil, identificando a quantidade dessa estimulação.
JUSTIFICATIVA
A elaboração desta pesquisa partiu da tentativa de conhecer e entender as influências da afetividade docente, como instrumento facilitador do desenvolvimento cognitivo de crianças da educação infantil. Nos dias atuais, problemas como indisciplina, agressão física e verbal dentro das salas de aula, estão sendo estudados como conceitos relacionados à falta de afetividade docente. O problema tem atingido dimensões cada vez mais ascendentes que já se fala até mesmo em depressão infantil. Um professor que atua apenas como mero transmissor de conteúdos, desconsiderando a totalidade dos construtos da formação dos indivíduos, certamente provocara efeitos desastrosos na aprendizagem das crianças uma vez que, ao desconsiderar a importância do afeto, estará contribuindo para a formação de indivíduos carentes de afeição, já que é impossível durante o processo de aprendizagem, dividir o educando em partes e cuidar apenas do seu intelecto. A afetividade é o desígnio fundamental para a construção das informações cognitivo-afetivo nas crianças e consequentemente nas relações que devem ser estabelecidas entre professores e alunos. Inquestionavelmente o desenvolvimento humano está relacionado a diversos setores como o social, intelectual, corporal e é claro aos sentimentos e as emoções. É por meio da afetividade que nos identificamos com as outras pessoas, e somos capazes de compreendê-las, amá-las e protegê-las. Estudar esse conceito passou a ser uma bandeira levantada pela pesquisadora, haja vista que quando criança vivenciou uma educação conservadora, privada de afeto. Cabe ainda destacar que a importância de se desenvolver esse projeto centra-se no empenho de caráter científico que o trabalho pretende apresentar, haja vista a extensão que se pretende alcançar com a execução do mesmo. Outro aspecto refere-se à relevância social do estudo uma vez que seus resultados poderão contribuir consideravelmente para a melhoria no processo ensino aprendizagem, especialmente no que se refere às relações entre professores e alunos. Surge daí a relevância de se abordar o tema afetividade docente, por entender que o cuidar é um ato consciente, que pode ser ensinado e consiste, por sua vez, num dos maiores geradores de prazer que o mundo humano conhece.
...