ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
Por: Anaadao • 27/11/2019 • Projeto de pesquisa • 832 Palavras (4 Páginas) • 360 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ADÃO, Ana Lúcia de Souza
RU: 1242113
1 - TEMA
A importância da formação do professor alfabetizador no processo de ensino-aprendizagem.
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Verificar a importância da formação do professor alfabetizador no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
2 - PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a importância da formação do professor alfabetizador para que empregue práticas pedagógicas eficazes e coerentes dentro do processo ensino-aprendizagem e alcance êxito na alfabetização e letramento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental?
3 - JUSTIFICATIVA
A problemática envolvendo a formação de professores alfabetizadores está em crescente destaque no meio educacional. As discussões a respeito de inovações nas práticas pedagógicas dos profissionais alfabetizadores constantemente vêm sendo alvo em debates sobre educação, que apontam diversas reflexões sobre as práticas e fatores que contribuem com o processo ensino-aprendizagem.
Na sociedade atual, vem ocorrendo incontáveis mudanças, transformações de caráter: científico, social, econômico e principalmente tecnológico, devido a tais alterações a nova realidade escolar exige um pensar diferenciado - um repensar- sobre a formação do profissional alfabetizador.
Segundo Valle (2011, p.15), “é primordial ao professor repensar suas atitudes e concepções teóricas de forma a conseguir ser, de fato, um educador que possa fazer a diferença no mundo de hoje”.
Sabendo desta nova realidade, é inegável a necessidade de se formar professores alfabetizadores responsáveis e comprometidos com o desenvolvimento cognitivo das crianças. Sendo que é extremamente relevante a formação continuada destes profisionais, e que tenham a oportunidade de se tornarem educadores reflexivos e questionadores de sua própria prática pedagógica diariamente.
4 - OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Verificar como a formação permanente dos professores alfabetizadores pode influenciar na construção de práticas pedagógicas inovadoras, e auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, mais especificamente na alfabetização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Pesquisar sobre a História da alfabetização no Brasil.
- Analisar as políticas públicas da alfabetização no Brasil.
- Discorrer sobre os processos de alfabetização e letramento.
- Refletir sobre a postura e a formação do professor alfabetizador nos anos iniciais do ensino fundamental.
5 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O conhecimento profissional em qualquer área de atuação especifica é a reunião de saberes que faz com que a pessoa seja capaz de exercer as funções a ele incumbidas. Esse conhecimento constrói-se na formação inicial e continuada e é aprimorado na prática do dia-a-dia. Segundo Freire (1996, p.67), “Quem forma se forma e re-forma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.”
Para Freire (1996, p. 67) em sua obra A pedagogia da autonomia, a maneira como o sujeito se relaciona com os outros e os conhecimentos de mundo são situações que o formam. Pensando desta maneira o conhecimento profissional do professor é um conjunto de saberes de teorias e experiências vivenciadas, que ele saberá agir em uma determinada situação em um determinado contexto.
Sabendo da extensão e da importância da formação permanente dos educadores, percebe-se também como o processo de alfabetização iniciando na idade correta, colabora para o desenvolvimento das crianças, assim como afirma Ferreiro (1999, p.47), “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”.
Atualmente, os temas alfabetização e letramento têm sido constantemente abordados por teóricos. Soares, por exemplo diz que,
[...] alfabetização e letramento são conceitos frequentemente confundidos e sobrepostos, é importante distingui-los, ao mesmo tempo que é importante também aproximá-los: a distinção é necessária porque a introdução, no campo da educação, do conceito de letramento tem ameaçado perigosamente a especificidade do processo de alfabetização; por outro lado, a aproximação é necessária porque não só o processo de alfabetização, embora distinto e específico, altera-se e reconfigura-se no quadro do conceito de letramento, como também este é dependente daquele (SOARES, 2003, p. 90).
...