TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO ESTAGIO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS - ATIVIDADE DE ANÁLISE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Aluno: Fernanda Batista Alves

Escola: Escola Municipal Nina Lima dos Santos

Endereço: Av JK, 38, Centro, Central de Minas – Minas Gerais.

1º Na escola onde estagiei, há sempre uma preocupação com o desenvolvimento e a educação de cada criança, a segurança dentro e fora da sala de aula, a escola garante a qualidade do bem estar físico e mental, psicológico, educacional, motor e social, baseando-se em valores éticos, estimula, assim, um maior interesse da criança pelo processo de construção do saber.

Durante o momento de brincadeiras, as crianças brincavam de faz-de-conta, através de dramatização, interpretação vivendo em um mundo de fantasias inventadas por eles mesmos, também brincaram de pega-pega, brincadeira da cadeira, quebra cabeça, blocos de encaixe e jogos pedagógicos. Estas atividades proporcionam prazer e as divertem.

No momento de brincadeira houve diversos jogos, histórias sendo contadas e brincadeiras. Preservando momentos de aprendizagem tanto individual quanto coletiva.

Observei que a partir da atividade de jogos e a interação entre as crianças, elas puderam trocar conhecimentos através da linguagem, sendo que essa é a forma direta para se relacionar com as outras pessoas, onde o aluno não fica preso no pré-operatório, ele desenvolve suas habilidades com a ajuda dos outros e ao mesmo tempo ajudam outros a se desenvolverem. No final da aula a professora passava uma atividade para os alunos pintarem e colarem em seus cadernos de acordo com o que foi aprendido no dia.

Uma vez na semana é feita o momento de música para a diversão dos alunos, para um melhor desenvolvimento e aprendizagem, com a melhoria da coordenação motora, discriminação auditiva e visual, dentre outros.

Através de uma brincadeira de prática, os alunos tiveram que solucionar um probleminha, onde Gustavo tinha 5 maçãs e comeu 2 com quantas ele ficaria? Ele pode eliminar as maçãs, eliminando a que comeu e ver quantas tinha sobrado, assim identificaram as operações apropriadas e usando a linguagem oral para aprender matemática. Algumas outras contagens foram de rotina, com noções de quantidade, interagindo uns com os outros.

2º Nessa mesma integração distribuíram blocos de encaixe, alguns alunos encaixavam mais e diziam a deles serem maiores, assim tinham uma noção de quantidade. Sendo o objetivo principal o entrosamento da turma e o desenvolvimento do potencial transformando conceitos espontâneos e científicos.

Pude observar dentre algumas atividades, foram entregues folhas e lápis de cor aos educando para que eles pintassem o desenho da cidade de Central de Minas, foi entregue uma folha a cada um, foi lida a história da cidade para as crianças conhecerem melhor a cidade onde vivem.

Cada criança se desenvolve em um ritmo, de formas diferentes, algumas mais rápidas e outras mais lentas, em busca do objetivo, a alfabetização. O Grupo de alunos, e teve ciência que precisa um do outro para o crescimento, desenvolvimento e a construção da sociedade.

As crianças são avaliadas o tempo todo, crescendo e aprendendo com o próprio erro e com o erro dos outros alunos. Avalia-se as atitudes e hábitos de cada aluno, o desenvolvimento, a interação, as dificuldades e habilidades deles. O respeito mútuo uns para com os outros.

A família é a base de tudo e a integração da família o âmbito escolar é fundamental. Pude perceber que a escola tem muito apoio dos pais em questão de saber sobre como está o filho na escola, sempre conversando com os professores, sendo ou não a reunião de pais. Sendo que a aproximação dos pais ajuda muito no aprendizado dos alunos.

Proposta Pedagógica.

 Introdução.

Apresentamos uma proposta pedagógica, como uma proposta inclusiva com metodologias dinâmicas, versátil e criativa que visa a qualidade de ensino para áreas menos favorecidas. Como na sala de aula que estagiei, pude perceber que a  professora explica muito bem e com o entendimento de todos os alunos ela prossegue, se caso algum aluno não compreende ela volta e explica novamente, mas sempre há casos que alguns alunos são meios que deixados de lado, pelo fato de terem alguma dificuldade, se caso esperar eles aprenderem não passariam todo o conteúdo do dia. Há o uso de TV/DVD, onde alunos têm contato com filmes e alguns materiais didáticos. Não há, por parte da professora, ou nenhum outro funcionário ou mesmo os alunos o preconceito com qualquer outro aluno.

Objetivo.

O objetivo da minha proposta é oferecer aos alunos uma escola inclusiva que prepara para a cidadania e que promova a inclusão social; Oferecer um ensino de qualidade, visando à formação integral da criança, promovendo um aprendizado significativo aos alunos; Fortalecer a participação dos pais na escola dos seus filhos; Melhorar o ensino e aprendizado a partir da gestão democrática, em que pais, alunos, professores e toda a comunidade escolar, assumam sua parte de responsabilidade nesta proposta da escola.

A proposta pedagógica da escola se configura num instrumento teórico para intervenção e mudanças, a partir da organização e integração da atividade pedagógica da escola, sistematizando assim, uma proposta de ensino/aprendizagem alicerçando na busca de melhores condições de vida e oportunidades escolares e sociais.

Concepção.
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio.
A educação de Crianças pequenas em instituições é reconhecida com um investimento necessário para o seu desenvolvimento integral desde os primeiros meses e tem todos os direitos a educação de qualidade. O planejamento escolar não pode ser conduzido de forma autoritária, uma vez que se pretende instituir uma aprendizagem nos processos desenvolvidos na escola. Sendo que uma gestão democrática, não se constrói sem um planejamento participativo que conte com o envolvimento da comunidade e grupos escolar nos processos de tomada de decisão, bem como na definição de metas e estratégias de ação. Assim o trabalho desenvolvido na pré-escola deve contemplar os aspectos; cognitivos, afetivos, perceptivo-motor e social. Quanto ao cognitivo, o conhecimento deve ser construído, descoberto e reinventado, pela criança e não apenas absorvido, é necessário encorajar a criança a fazer suas próprias perguntas e respondê-las por sua iniciativa e capacidade de invenção. Quanto ao aspecto afetivo a necessidade de um ambiente de aceitação, compreensão e confiança, pois a criança realiza as atividades com interesse e esforço se for livre para expressar seus sentimentos e emoções. Quanto ao perceptivo-motor é preciso desenvolver atividades que estimulem a coordenação voluntária dos grandes e pequenos músculos, a discriminação visual e auditiva, à percepção do espaço e do tempo, do ambiente e finalmente o aspecto social, é indispensável para que as crianças estabeleçam relações entre si e com os adultos, desenvolvendo o respeito, a cooperação e a reciprocidade superando o egoísmo próprio da idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com