APII Historia da Educação
Por: vivicardososun • 15/3/2016 • Dissertação • 641 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
Influências Educacionais
AP II
Curso: Pedagogia
Disciplina: História da Educação
Tutor: Ana Paula
Aluno: Vivian A Cardoso Silva
RGM: 16106547
Pólo: Colégio Aplicação
Data de entrega: 19/02/2016
a) Froebel – Relacione o artigo enunciado ao tema apresentado pela visão de Froebel. A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação – o brincar na pré-escola.pdf
Resposta: Esse artigo tem grande relação com o pensamento de Froebel, pois este pedagogo foi pioneiro em enfatizar a importância dos jogos e brincadeiras na pré-escola. A brincadeira é uma forma inicial e natural de aprendizagem. A brincadeira facilita o processo de aprendizagem porque é por meio deste que a criança levanta hipóteses, resolve problemas (reflexão). Froebel via tanto a necessidade das brincadeiras que criou materiais (círculos, esferas, cubos e etc) que estimulavam os sentidos e levava ao aprendizado. Chamava-os de “dons” ou “presentes”, eram feitos de material macio e manipulável com partes desmontáveis o que gerava muito estímulo sensório-motor. Havia regras para usá-los e as atividades eram quase sempre feitas ao ar livre para interação com o ambiente, com músicas, versos e dança. Froebel destacou a importância da pré-escola na formação do caráter do futuro cidadão. Criou o Jardim da Infância onde as crianças são consideradas plantinhas e os professores jardineiros.
b) Estabeleça as diferenças entre a educação positivista e a socialista.
Resposta: O pensamento pedagógico positivista foi criado a partir de uma visão burguesa da educação. Engloba perspectivas filosóficas e científicas. Baseia-se em fatos reais e na experiência (não dúvida). A ciência é o centro da educação. Principais colaboradores: August Comte, Herbert Spencer, John Stuart Mill. Já o pensamento pedagógico do partido comunista é baseado na defesa de uma educação pública e gratuita (educação universal). Junta alguns intelectuais que se opuseram à concepção burguesa (ponto de vista político). Principais pedagogos: Pestalozzi, Froebel e Herbart. Vemos que essas duas linhas de pensamento seguem um ponto de vista, interesses políticos e sociais próprios, mas cada um tem seu valor na educação.
c) Dewey e o Iluminismo – Relacione o pensamento político proposto por Dewey com a educação.
Resposta: Dewey via a educação como forma de concretização do ideal democrático norte-americano. O aprendizado só se dá quando idéias são compartilhadas, para isso o ambiente escolar deve ser de livre expressão do pensamento, por isso ele era totalmente contra a escola tradicional que valorizava a memorização e o conhecimento passivo. Dewey acreditava que o aluno deveria aprender a protagonizar na escola para que no futuro fosse um protagonista na democracia. Para ele o professor não deve expor seu conhecimento, mas deve despertar o interesse na busca pelo conhecimento pelo próprio aluno. O professor deve conduzir o aprendizado por meio da experiência, onde a criança aprende fazendo (vida- experiência – aprendizagem)
...