APRENDIZAGEM ESCOLAR NAS SERIES INICIAIS
Por: Larcia • 29/6/2016 • Trabalho acadêmico • 13.397 Palavras (54 Páginas) • 505 Visualizações
UNAR – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS “DR. EDMUNDO ULSON”
CURSO: PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS:
LER E ESCREVER NA ESCOLA. COMO AS CRIANÇAS APRENDEM?
LARCIA MARIA TONINI DE SOUZA RA 00011025
ARARAS – SP
2013
APRENDIZAGEM ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS:
LER E ESCREVER NA ESCOLA, COMO AS CRIANÇAS APRENDEM?
LARCIA MARIA TONINI DE SOUZA RA 00011025
Orientador (a): Profª Drª Júlia Antonietta Simões Felgar
Monografia apresentada como exigência parcial para conclusão do Curso de Pedagogia do UNAR – Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”.
ARARAS – SP
2013
Parecer dos avaliadores
RESUMO
A ampliação do ensino fundamental em estudos sobre a aprendizagem da leitura e escrita nas series iniciais significa uma possibilidade de qualificação do ensino e da aprendizagem da alfabetização e do letramento, pois a criança terá mais suporte para se apropriar dos conteúdos. Nesse sentido, buscando entender esse processo de transformação, essa pesquisa procura apresentar algumas reflexões pedagógicas, possibilidades de trabalho com crianças nas series iniciais. No Capítulo 1 os textos abordam a aprendizagem da leitura e da escrita no contexto das sociedades letradas onde domina a industrial cultural. Considerando quem pode possuir e dominar este objeto cultural, instrumental, que é a escrita? Nessas condições, ainda, quem lê? Quem escreve? Para quê? E por quê? Logo em seguida, no Capítulo 2 há uma reflexão sobre os usos históricos da escrita a experiência de vivenciar seu processo de mudança, analisando dentro das concepções de escrita. A abordagem de ensino e aprendizagem de língua que se inspira no sociointeracionismo, aprender, bem como ensinar, significa construir novo conhecimento a partir de outros já estabelecidos. Entretanto, o que se busca caracterizar a natureza da instituição voltada ao atendimento de crianças nas series iniciais. Enfatizando também, como foco principal os eixos das propostas pedagógicas onde se propõem caminhos para planejar, organizar e coordenar atividades significativas e desafiadoras às crianças. Mas ainda, apresentam-se considerações de grandes autores contrárias ou não as concepções de ensino aprendizagem sobre a leitura e escrita, propostas estas, mesmo sendo consideradas boas, ora resolve, ora não resolve todas as deficiências educacionais existentes.
Estava fora das normas, mas já corrigi
Colocar de 3 a 5 palavras-chave:
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................... | 00 |
1 ALGUNS PONTOS DE PARTIDA .................................................. | 00 |
2 USOS HISTÓRICOS DA ESCRITA ............................................... 2.1 Concepções de escrita ........................................................... 2.2 O pensar da criança em relação à escrita .............................. 2.3 Quem ensina? O quê? Para quem? Onde? ........................... 2.4 O que é ler? A concepção da leitura ...................................... 2.4.1 Descrevendo a leitura dentro do processo de compreensão do texto .............................................. | 00 00 00 00 00 00 |
3 OS GÊNEROS COMO INSTRUMENTOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA ......................... 3.1 A relação da escola com os gêneros textuais ........................ 3.2 A formação e atenção do professor no processo de leitura e escrita ........................................................................ | 00 00 00 |
4 REFLEXÕES ACERCA DO “MOMENTO IDEAL” PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PELAS CRIANCAS ....................................................................... | 00 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................... | |
REFERÊNCIAS .................................................................................. |
É um padrão estabelecido pelas normas e a tabela (bordas ocultas) ajuda a distribuição exata do texto. Só coloque o número das páginas, depois de gravar o trabalho e ter certeza de que a paginação não foi alterada.
(OBSERVEI SUMÁRIOS DE ALGUNS LIVROS NÃO ENCONTREI UM PADRÃO, FAÇA INTERVENÇÕES POR FAVOR, SE ACHAR ADEQUADO)
INTRODUÇÃO
O objetivo de toda e qualquer escola, em relação à aprendizagem, seja qual modalidade for esta em desenvolver um trabalho sob definições de quaisquer dos níveis escolares existentes e determinados por lei, tenha seus alunos a faixa etária que tiver e sob qual intencionalidade existir.
Há que se conceber, entretanto, que nem sempre, ou quase sempre, esta aprendizagem foge às expectativas do "mestre", restringindo a uma determinada limitação do saber e, ou fazer do aluno não imaginado pelo seu mediador do aprender. Quando este não alcança, não desenvolve os "padrões" previstos e em tempos esperados a referida aprendizagem.
...