OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Lausemar Bernardes • 12/10/2021 • Trabalho acadêmico • 4.223 Palavras (17 Páginas) • 193 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
MARCELA FABIANA ALBERTINI
OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
NITERÓI/RJ
2019[pic 1]
MARCELA FABIANA ALBERTINI
OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, apresentado a Universidade Estácio de Sá, da cidade de Niterói/RJ, como exigência parcial à obtenção do título de Bacharel/ Tecnólogo em Pedagogia.
Orientadora: Marta Amaral
NITERÓI/RJ
2019[pic 2]
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus primeiramente, por tornar minha vida uma fortaleza.
Agradeço a minha família pelo apoio para conclusão deste trabalho.
Agradeço a minha orientadora pelo carinho, dedicação e atenção para seguir adiante em minha caminhada.
Agradeço a Universidade Estácio de Sá pela oportunidade ofertada a todos que têm o sonho de ingressar no Ensino Superior.
Agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuíram para realização desse trabalho.
[pic 3]
OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS SÉRIES
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcela Fabiana Albertini de Freitas[1]
Marta Amaral[2]
RESUMO
A proposta deste artigo traz considerações a respeito dos desafios da avaliação da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, sendo uma questão presente na prática pedagógica, por esse motivo é importante compreendermos os dilemas nessa prática avaliativa. Analisar a avaliação nacional da educação escolar básica inserida no sistema educacional brasileiro. Abordar instrumentos avaliativos mais utilizados e saber as diferenças entre medir, testar e avaliar, objetivando refletir sobre as práticas avaliativas adotadas pela maioria dos professores de instituição de ensino do Brasil. Para um diagnóstico sobre a prática pedagógica, a pesquisa se deu através de metodologia bibliográfica de autores renomados, com o intuito de confrontar ideais e conhecimentos acerca da avaliação nas séries iniciais. Para uma aprendizagem significativa, a avaliação deve fazer parte da rotina da sala de aula, deve ser avaliação contínua como complemento das atividades, para que priorize o desenvolvimento do indivíduo e analise o papel da avaliação no processo educacional.
Palavras-chave: Desafios. Avaliação da aprendizagem. Prática pedagógica.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA AVALIATIVA 8
2.1 A Avaliação da Aprendizagem nas Séries Iniciais 9
2.2 Ações Pedagógicas 9
2.2.1 Os Instrumentos Avaliativos usados nas Séries Iniciais 9
2.3 Avaliando o Aluno 10
3 O PROCESSO DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM 12
3.1 Avaliação da Aprendizagem e Sociedade 13
3.2 Tipos de Avaliação 14
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17
[pic 4]
1 INTRODUÇÃO
A avaliação é um mecanismo que orienta o processo educativo. Sendo assim, é de fundamental importância que o educador reflita sobre o ato avaliativo. Instituições e alguns professores têm prioridade de avaliar o rendimento escolar de seus alunos usando as provas, como instrumento avaliativo, considerando um “medidor” das aprendizagens, quantificando erros e acertos e atribuindo a eles uma “nota”, expressão numérica de conhecimentos, ignorando o sujeito como um todo.
Na avaliação da aprendizagem torna-se imprescindível a elaboração de variados procedimentos de observação, acompanhamento contínuo, registro e reflexão contínua no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem. A proposta da escola organizada em ciclos propõe romper com processos de exclusão nas séries iniciais do ensino fundamental. É necessário mudar a cultura de avaliação direcionada em notas, provas, comparações, para uma iniciativa de avaliação formativa e continuada para a escola organizada em ciclos de aprendizagem o que levou ao início de estudos e pesquisas sobre a avaliação da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. Nas séries iniciais do ensino fundamental, destaca-se a o papel do professor, a organização da escola e as práticas pedagógicas.
Motivados por tais justificativas, houve a necessidade de pesquisar sobre o tema avaliação com o objetivo de: conceituar avaliação e caracterizar algumas abordagens que assume no processo de ensino/aprendizagem. Refletir quanto à prática dos professores investigados, sendo avaliadores no processo de ensino e aprendizagem. Sistematizar aspectos do processo avaliativo, propondo sugestões de maneira a contribuir para o processo de aprendizagem. Identificar a forma de avaliação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental e instrumentos avaliativos usados na realidade investigada, confrontando com autores na área da educação. Identificar instrumentos avaliativos utilizados, confrontando com autores recentes na área da educação. Reavaliar procedimentos metodológicos e rever experiências em avaliação que contribuam para um ensino de qualidade. Analisar a implantação de uma proposta de avaliação mediadora, mostrando uma realidade vivida. Inserir a avaliação mediadora como parte integrante do processo de construção do conhecimento.
A metodologia utilizada no projeto foi a pesquisa qualitativa para um estudo sobre o tema proposto, sendo que na fase inicial a pesquisa foi bibliográfica (leitura de obras de autores diversos) referente a semelhanças e diferenças entre escolas com alto e baixo IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nas séries iniciais do ensino fundamental utilizando dados disponíveis no site da educação. Após a análise sobre o pensamento desses autores, a investigação mostrará a forma utilizada pelas escolas para trabalhar a avaliação da aprendizagem, qual seu papel e o papel do professor na incumbência de averiguar a aprendizagem. Mediante um estudo comparativo será possível compreender os fatores que contribuem para a discrepância de resultados, quando se fala em avaliação. Para a realização da pesquisa foram consultados diversos autores que têm entendimento sobre avaliação da aprendizagem.
...