APS pedagogia unip
Por: gabrielarrancan • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.396 Palavras (6 Páginas) • 8.673 Visualizações
[pic 1]
Universidade Paulista – UNIP
Curso de Pedagogia
Bruna Fernandes Ferraz
Gabriela Rangel Rancan
Maria Julia Furlan Esteves de Campos
Projeto e Pratica de Ação Pedagógica
A importância da gestão para a execução do trabalho pedagógico.
Santos
2014
[pic 2]
Universidade Paulista – UNIP
Curso de Pedagogia
Bruna Fernandes Ferraz
Gabriela Rangel Rancan
Maria Julia Furlan Esteves de Campos
Projeto e Pratica de Ação Pedagógica
A importância da gestão para a execução do trabalho pedagógico.
Projeto e Práticas de Ação Pedagógica apresentado junto ao curso de Pedagogia da Universidade Paulista.
Orientadora: Prof. Patrícia
Santos
2014
RESUMO
O presente artigo propõe um plano de estratégias de ações para aperfeiçoamento do trabalho de gestão escolar a fim de melhorar e auxiliar a execução do papel pedagógico. O grupo pesquisou em sites, livros e textos especializados em gestão escolar, administração de geral de negócios e pedagogia; e partir da analise e diagnósticos adquiridos com base nas pesquisas mostraremos no presente trabalho como a gestão pode não apenas influenciar a pedagogia escolar, mas também aperfeiçoa-la.
PALAVRAS-CHAVE
Gestão, escola, pedagogia.
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 Conceito de gestão
3 História da gestão escolar
4 Características da gestão escolar
5 Conclusão
6 Referencias Bibliográficas
1 INTRODUÇÃO
A gestão escolar pode ser considerada como uma poderosa ferramenta para o sistema de ensino, visto que auxilia direta e indiretamente no processo de aprendizagem do aluno. Quando bem executada, a gestão é capaz de proporcionar a colaboradores e alunos um ambiente estável e de fácil acesso ao conhecimento. Outrossim também faz do sistema de ensino um caminho sem interferências quando embasado e fundamentado nas normas e leis vigentes, contribuindo para o melhor relacionamento entre todas as partes envolvidas nesse sistema.
O presente artigo foi formulado por meio de estudo de caso com fundamentação teórica dos autores, Sonia Colombo (2004) e Naura Ferreira (2008). Reunindo ferramentas de grande importância e eficientes para o desenvolvimento deste projeto teórico; ferramentas que auxiliam grandemente a gestão escolar. Apresentando conceitos de gestão escolar e pedagogia para desenvolver e compreender a importância da gestão para a execução do trabalho pedagógico.
A estratégia foi elaborada a fim de responder a seguinte pergunta: Como entrar no processo de gestão escolar e encontrar pontos que necessitem de aperfeiçoamento para que o trabalho pedagógico seja executado com excelência?
Nessa perspectiva encontra-se a necessidade de se obter maiores e melhores informações do processo de gestão escolar. A partir de um detalhado estudo sobre os processos e meios de execução da gestão, apresentamos a história da gestão das escolas e suas necessidades, desta forma procuraremos melhores soluções para o meio estudado.
Concluiremos o artigo, fazendo considerações sobre o trabalho e respondendo às duvidas encontradas. Buscando auxiliar a execução do trabalho pedagógico através de melhor orientação aos professores, para que esses tenham excelência em seu trabalho.
2 Conceito de gestão
Para Paro (2012), a gestão como conhecemos hoje, é produto de grande evolução histórica e chega com muitas cicatrizes das contradições sociais e interesses políticos da sociedade. Por isso, para conceitua-la devemos analisa-la não dependendo de qualquer estrutura social.
O mesmo autor afirma que a gestão “é a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados.” Dessa forma, ela tem como característica fundamental ser uma atividade exclusivamente humana, já que o homem é o único ser capaz de estabelecer metas a serem cumpridas, transcendendo seu estado natural, evoluindo com a atividade e utilizando racionalmente seus recursos.
O caráter progressista dessa atividade indica que não se pode esperar que a gestão se realize sozinha, e ainda se coloca como como participante da evolução ao longo da história. Assim sendo, a gestão está em constante aprimoramento. E segundo Colombo (2004), as instituições pedagógicas estão modificando seus padrões e se vendo como companhias inseridas no cenário de negócios. E assim, para que permaneçam sadias, precisam amoldar-se aos novos preceitos dessa categoria, respondendo com maior eficácia e rapidez.
Dessa forma, a gestão escolar se adentra ao conceito geral de administração e gestão, pois precisou se aperfeiçoar e competir dentro de um mercado.
3 História da gestão escolar
A compreensão de gestão adentrou ao mundo escolar recentemente. Até a década de 1980 seria encontrado um conceito de administração escolar que aborda “princípios e normas de ordenação e controle.” (COLOMBO et al., 2004). Ainda segundo a autora, os últimos anos trouxeram uma grande evolução com muitos benefícios para o setor. Quando já não estava mais preso ao lado operacional, o gestor as escola pode ser inserido em um novo contexto que precisava de grande dinamismo. Necessidade que só foi percebida com a dificuldade de sobrevivência em um novo contexto socioeconômico, levando as instituições à certeza de que o modelo de administração escolar estava ultrapassado.
...