TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO

Por:   •  4/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

ITINERÁRIO DE CONCEPÇÕES - 2016

CONCEITO DE COMPETÊNCIA

CONCEITO SÍNTESE DO GT

PROPOSTA EDUCATIVA LASSALISTA

LDB E DCNS

A Rede La Salle entende a escola como espaço para todos os educandos viverem as mesmas oportunidades e possibilidades de aprender na singularidade e na pluralidade por meio de metodologias diferenciadas. Para tanto, a maneira de organizar este espaço, favorece as experiências que constroem significados, a vivência das emoções, das práticas culturais e da tríade fé, fraternidade e serviço.

Essa organização dos espaços educativos permite trabalhos em pequenos grupos com diversos níveis de aprendizagem, desenvolvendo diferentes maneiras de pensar, aprender, trabalhar criativa e colaborativamente.

Proposta Educativa

[...] A Comunidade Educativa Lassalista é espaço de convivência, de ensino e de aprendizagem, e de vivência da fé, da fraternidade e do serviço.(Pg.29)

Referências:

LA SALLE. Província Brasil-Chile. Proposta Educativa/ Propuesta Educativa Lasallista. Brasil/Chile,2014.

RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 4/2010 – DCN Educação Básica

 Art. 9º, inciso I - revisão das referências conceituais quanto aos diferentes espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na escola e fora dela. Inciso VI - compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura entendida como espaço formativo dotado de efetiva disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade;

Art. 11º. [...] é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País. Parágrafo único. Essa concepção de escola exige a superação do rito escolar ...

Art. 13º, Parágrafo 3º, Inciso I - concepção e organização do espaço curricular e físico que se imbriquem e alarguem, incluindo espaços, ambientes e equipamentos que não apenas as salas de aula da escola, mas, igualmente, os espaços de outras escolas e os socioculturais e esportivo recreativos do entorno, da cidade e mesmo da região.

Art. 22º, Parágrafo 2º - Para as crianças ... as relações sociais e intersubjetivas no espaço escolar requerem a atenção intensiva dos profissionais da educação [...]

Art. 29º, Parágrafo 2º, Inciso V -  a acessibilidade arquitetônica, nas comunicações e informações, nos mobiliários e equipamentos e nos transportes.

Art. 44º, Inciso X - a concepção da organização do espaço físico da instituição escolar de tal modo que este seja compatível com as características de seus sujeitos, que atenda as normas de acessibilidade, além da natureza e das finalidades da educação, deliberadas e assumidas pela comunidade educacional.

RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2/2010 - DCN Ensino Médio.

 Art. 14º, item XI- a organização curricular do Ensino Médio deve oferecer tempos e espaços próprios para estudos e atividades que permitam itinerários formativos opcionais diversificados ...

Art. 16º, item VIII - utilização de diferentes mídias como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem e construção de novos saberes.

Art. 16º, Parágrafo único, letra C - adequação dos recursos físicos, inclusive organização dos espaços, equipamentos, biblioteca, laboratórios e outros ambientes educacionais.

RESOLUÇÃO Nº 7/2010 – DCN Ens. Fund.

Art. 37º, Parágrafo 2º - § 2º As atividades serão desenvolvidas dentro do espaço escolar conforme a disponibilidade da escola, ou fora dele ...

RESOLUÇÃO Nº 5/2009 – DCN Ed. Infantil.

Art. 5º- ... se caracterizam como espaços institucionais não domésticos[...]

Referências:

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução n. 04, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9/07/2010.

___________Resolução n.02, de 19 de maio de 2010. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 07/10/2010.

___________Resolução n.07, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 09/12/2010.

___________Resolução n.05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 09/12/2009.

CONCEITO DA UNIDADE

(Anexar aqui o Conceito construído na etapa anterior)

Aproximações

Distanciamentos

Ações Pedagógicas

OBSERVAÇÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com