AS CONCEPÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
Por: Lucian Braga • 3/6/2019 • Resenha • 325 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN CAMPUS AVANÇADO DE PATU - CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: Gestão dos Processos Educativos – 4º PERÍODO Prof.ª Dra Francisca Edilma Braga Soares Aureliano
DISCENTE: Rafaela Braga Bezerra
II ATIVIDADE – ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR.
CONCEPÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
Gerir uma escola é uma missão bastante difícil, porém, não é impossível. São vários aspectos que precisam de atenção ao mesmo tempo: pedagógico, financeiro, estrutural, questões relacionais entre professores, pais, alunos e dentre outros; e as constantes mudanças socioculturais. Hoje, precisam-se dividir as responsabilidades e decidir coletivamente as ações e objetivos. Buscando entender algumas possíveis classificações que possibilitem a compreensão dos aspectos que limitam ou expandem o conceito de ser humano, enquanto aluno. Na concepção técnico-cientifica, prevalece uma visão burocrática, com decisões de cima para baixo, controlada em seus objetivos de eficiência, possui um baixo grau de participação das pessoas e dos planos de ação. Assim, não há um vínculo ativo que considere a manifestação dos envolvidos no processo educacional. Já na concepção sóciocrítica, a organização traz como características ser um sistema que valoriza as interações sociais e o contexto sócio-político democrático, que possibilita aos membros do grupo escolar discutir e deliberar juntos. Logo, é uma construção social coletiva, buscando o melhor para a instituição e para todos que estão inseridos nela. A concepção autogestionária está voltada para responsabilidade coletiva, focada na participação direta de todos que fazem parte da instituição, recusando o exercício de autoridade. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário, as intenções e a interpretação das pessoas, considerando assim, nos processos de organização e gestão os significados subjetivos. A concepção democrático-participativa baseia-se na forma coletiva de tomada de decisões, ou seja, uma vez tomada as decisões coletivamente, cada membro da equipe assume sua parte no trabalho.
Na atualidade, administrar uma instituição escolar é permitir a participação de todos, o aprendizado continuo da equipe e a divisão de papéis.
...